CAMPUS MACAÉ

Campus Macaé recebe alunos da rede municipal para formatura

por Juliana Marinho publicado 30/06/2016 13h53, última modificação 01/07/2016 10h58
Alunos da rede municipal de Macaé participaram de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas no campus Macaé, em parceria com a PM.
Proerd7.jpg

Campus Macaé recebeu alunos da rede municipal de Macaé para cerimônia de formatura no auditório da instituição.

Nessa quarta-feira, 29 de junho, o campus Macaé do Instituto Federal Fluminense acolheu as turmas do quinto ano da rede municipal de Macaé para formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas, o Proerd. Participaram da cerimônia na parte da manhã o capitão do 32º Batalhão da Polícia Militar, André Luiz Silva Araújo, a subsecretária de Educação, Andrea martins Alvez, o diretor geral do campus Macaé, Marcos Cruz, e a diretora do Colégio Municipal Zelita Rocha de Azevedo, Elisabete de Azevedo Dias Brandão.

O Proerd tem como base o programa “Drug Abuse Resistence Education”, criado nos Estados Unidos em 1989. Chegou ao Brasil em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e é desenvolvido nas escolas públicas e particulares na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Policiais treinados propõem atividades interativas, visando estimular os estudantes a resolverem problemas do dia a dia e a se manterem distante das drogas e da violência.

Os alunos participaram de dezessete semanas de encontros com os instrutores José Francisco de Oliveira (subtenente) e Yassuda Kobayashi (sargento) e ao final receberam o certificado de conclusão. Além disso, uma das lições foi elaborar uma redação sobre o que aprenderam durante as aulas e os autores dos melhores textos foram premiados com medalhas na solenidade de formatura, que foi marcada pela apresentação da banda MPB Groove, com alunos músicos da unidade Zelita Rocha de Azevedo.

Na parte da tarde, estiveram presentes o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, Marco Aurélio Ciarlini Guarabira Vollmer, e o diretor de Relações Institucionais do campus Macaé, Neto Severino. O comandante ressaltou a importância das escolas tratarem da questão das drogas nas grades curriculares dos cursos. “A solução para este problema é investir na educação desde a infância”, disse Volner.

A subsecretária, Andrea Martins, agradeceu a direção do campus Macaé por cederem o espaço do auditório para o evento e reforçou a relevância da parceria entre as entidades. “Agradecemos ao IFF por abrirem as portas para nossas crianças”, comentou. A cerimônia contou também com a presença de professores, pais de alunos, diretores das escolas, dos sargentos Elielson Ferreira da Costa e Marcelo da Cruz Iorio e do soldado Cristiane Melo Nacif.

Os diretores Marcos Cruz e Neto Severino enfatizaram a interiorização do ensino público com qualidade e a criação de oportunidades para os jovens do estado do Rio de Janeiro. “Desejamos que vocês alunos estejam estudando aqui no IFFluminense em um futuro próximo”, destacou Neto.

registrado em: