CAMPUS MACAÉ

Ensino Superior

Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Macaé supera desempenho anterior no Enade

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 23/10/2020 15h07, última modificação 23/10/2020 15h07
Em 2019, foram avaliados estudantes de seis cursos de graduação do IFFluminense.
Engenharia no Enade

Os estudantes de Engenharia de Controle e Automação do Campus Macaé que prestaram a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 obtiveram rendimento acima da média nacional e também superaram o conceito obtido na prova de 2017. O curso mantém-se na faixa 3 do Conceito Enade e IDD, que variam de 1 a 5.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), órgão responsável pelo exame, ainda não divulgou o terceiro indicador, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que leva em consideração a avaliação de desempenho de estudantes, o valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, mas a expectativa é de obter um resultado também superior.

De acordo com o coordenador do curso, Yago Pessanha Corrêa, vários fatores são responsáveis pela melhoria do desempenho dos estudantes. “Assim que fui eleito Coordenador da Engenharia de Controle e Automação, em junho de 2019, começou o processo de realização do Enade. Nos preocupamos em primeiro lugar conscientizar os estudantes da importância da realização deste Exame, o quanto esta nota representa para o Curso e para o Instituto. Paralelamente, realizamos reuniões com os alunos que fizeram a prova, além de aulões para resolução de questões dos anos anteriores. Pelo que tudo indica, o CPC será maior que 2,5045 (nota de 2017), mas ainda não sabemos se será igual ou superior a 2,95; para obtermos um CPC Faixa 4. O mais importante é que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) vem realizando um trabalho contínuo de melhoria do Curso, inclusive com a reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Isto possibilitará um ensino de cada vez mais qualidade, contribuindo para o aumento da nota do Conceito Enade e IDD. Além disso, mais alguns professores que lecionam na Engenharia estão em processo de obtenção da titulação de Mestre ou Doutor, o que impactará na nota do corpo docente no próximo ciclo avaliativo, que vai ocorrer em 2022. Atualmente, 82% dos professores que atuam na Engenharia de Controle e Automação são Mestres (54%) ou Doutores (28%). A nossa meta para 2022 é que este número seja de, no mínimo, 90%. Estamos (alunos, professores e gestores) trabalhando para obtermos um CPC Faixa 4”.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova escrita, aplicada anualmente, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros. A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição.

Os principais Indicadores de Qualidade da Educação Superior são o Conceito Enade, IDD e CPC. Estes indicadores são disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e são expressos em escala contínua e em cinco níveis (1 a 5).

Para saber mais, visite o site do Enade.