CAMPUS MACAÉ

Editora disponibiliza acervo digital do IFanzine

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 04/04/2018 13h23, última modificação 05/04/2018 09h16
A parceria aumenta a área de alcance do projeto coordenado pelo programador visual Alberto de Souza, o Beralto.
Ifanzine editora

Além do catálogo online, as publicações do IFanzine estão disponíveis na Fanzinoteca do Campus Macaé, que conta com títulos diversos provenientes de todo país.

As publicações editadas pelo Projeto IFanzine estão agora disponíveis para acesso online e download no site da Editora Marca de Fantasia, representando mais um importante destaque para o projeto do Campus Macaé que vem alcançando projeção nacional e revelado talentos entre os estudantes do IFFluminense.
A Marca de Fantasia é uma editora independente dedicada às Histórias em Quadrinhos, Artes, Comunicação, Linguística e à Cultura Pop. A editora é um projeto de extensão do professor Henrique Magalhães, do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB. A proposta da editora Marca de Fantasia contempla as vertentes mais importantes dos quadrinhos independentes no Brasil, que vêm tendo pouca atenção das editoras comerciais: fanzine – ou revista de conteúdo jornalístico; revista de quadrinhos poético-filosóficos, tiras, álbuns de quadrinhos; livros teóricos sobre História em Quadrinhos, Cultura Pop, Comunicação, Linguística e Artes.
Segundo o editor, Henrique Magalhães, a utilização do fanzine como instrumento pedagógico e estímulo à autoralidade tem sido uma prática exitosa, embora ainda não tão recorrente. O projeto IFanzine, do Instituto Federal Fluminense Campus Macaé, é um destacado exemplo, ao envolver a comunidade estudantil e valorização do próprio fanzine, que na artesania envolvida, reforça a importância da produção coletiva, bem como do estímulo aos jovens escolares e universitários na prática da autoedição e na liberdade de expressão. Henrique destaca ainda que as publicações do projeto IFanzine, em especial o zine PEIBÊ, premiado com o Troféu Ângelo Agostini, e a recém criada Fanzinoteca gerida pelo projeto, são um sopro criativo que mostra a potencialidade expressiva dos jovens autores por meio da edição de fanzine e, sem dúvida, aponta para um dos mais producentes caminhos que esse tipo de publicação deve seguir.
Para Alberto de Souza, coordenador do projeto, ver os fanzines do projeto no site da Marca de Fantasia é uma honra. "Trata-se de uma editora que há muitos anos vem promovendo as vertentes mais importantes dos quadrinhos independentes e fanzines no Brasil, que não têm destaque entre as editoras comerciais e que desta forma vem divulgando e estimulando a produção cultural no país. Embora o projeto IFanzine privilegie a versão impressa e a experiência e interação presencial envolvida na feitura dos zines, a veiculação online é importante para ampliar as parcerias do projeto com os autores independentes pelo país afora, afinal, consideramos este um dos pontos fortes do projeto, unir os autores independentes veteranos aos novos autores que vamos formando por meio do estímulo que o projeto representa para os estudantes envolvidos nas ações do projeto", disse.
Acesse aqui as publicações do projeto IFanzine no site da Marca de Fantasia