CAMPUS MACAÉ

Dispositivo mede a temperatura dos fornos na indústria de cerâmica

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 29/11/2016 13h22, última modificação 29/11/2016 13h29
Estudantes do Campus Macaé participam de pesquisa para automatizar trabalho na indústria de cerâmica.
Projeto Sistema de monitoramento da temperatura do forno e da produção de tijolos crus através de uma rede de sensores sem fio aplicada à indústria ceramista

A professora Nathalie Terra e os alunos de Engenharia de Controle e Automação Luiz Inácio dos Santos e Rafael Gomes Faturini.

A professora do Campus Macaé Nathálie Terra, juntamente com os bolsistas Luiz Inácio dos Santos e Rafael Gomes Faturini - ambos do 10º período do curso de Engenharia de Controle e Automação, pesquisam um meio de tornar o monitoramento das temperaturas dos fornos nas indústrias ceramistas automático, barato e mais eficiente. Com isso, as empresas poderão ter um melhor aproveitamento energético no processo de produção.

Segundo ela, na fábrica onde tem sido feitos os testes, a aferição de temperatura é feita manualmente, obrigando o dono da indústria a estar constantemente verificando. “A fábrica tem 92 horas de funcionamento. Ele costuma acordar às 3 da manhã para ver a temperatura do forno. Com o nosso dispositivo queremos aumentar o conforto e eficácia, trazendo as informações para o nível administrativo por meio de planilhas para que possa ser armazenadas e comparadas, visto que as anotações muitas vezes se perdem e não há como acompanhar o histórico”, explicou.

O projeto “Sistema de monitoramento da temperatura do forno e da produção de tijolos crus através de uma rede de sensores sem fio aplicada à indústria ceramista” é fomentado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) em parceria com o Instituto Federal Fluminense e a fábrica de artigos cerâmicos Arte Cerâmica Sardinha, localizada na cidade de Campos dos Goytacazes.

Nathálie informou que os testes foram realizados na última semana e o sistema apresentou um bom resultado. Os bolsistas envolvidos estão desenvolvendo seus trabalhos de conclusão de curso em cima da pesquisa e os apresentarão ao final do período.