CAMPUS MACAÉ

Incluse

Evento sobre saúde mental supera expectativas

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 04/10/2019 14h04, última modificação 04/10/2019 14h25
Reunião de avaliação apontou os principais pontos positivos do 1º Simposio de Inclusão e Saúde Mental na Escola, realizado no Campus Macaé.
incluse8.png

A comissão organizadora do Incluse reuniu-se nesta sexta-feira, 03 de outubro, para avaliar o evento realizado no dia 25 de setembro, que contou com apresentações culturais e rodas de conversas.

Segundo os presentes, o evento superou as expectativas, contando com uma boa adesão de pais, estudantes, professores e administrativos. A palestra realizada para os pais abordou a importância do acompanhamento familiar no processo educacional e a saúde mental do aluno na escola. “Os pais nos pediram mais momentos como esse”, relatou a pedagoga Rafaela Dumas.

Os alunos que trabalharam como voluntários na organização do evento receberão certificado. “Sem eles, o evento não teria sido o sucesso que foi”, disse Rafaela.

O psicólogo Marcelo Quirino falou sobre a oportunidade que os alunos tiveram de discutir os temas de sua escolha, expondo suas emoções e opiniões, propiciando um momento de alívio. Os professores tiveram uma atividade voltada exclusivamente a esse público, assim como os demais servidores da educação.

O Incluse teve como objetivo proporcionar uma reflexão acerca dos sujeitos e apontar soluções, uma vez que a saúde mental tem reflexos no aprendizado. A ideia é tornar o Simpósio um evento anual.

Stand montado pela equipe da Fanzinoteca para pintura de camisas durante o I Incluse. Inserida neste contexto, o Campus Macaé iniciou a campanha contra o assédio moral e sexual por meio da divulgação de cartazes com imagens das pessoas que compõem a comunidade escolar e frases como “assédio é crime” em suas camisas. A pintura das camisas foi realizada com o apoio da equipe da Fanzinoteca, de maneira artesanal e pode ser solicitada por qualquer interessado, bastando trazer a blusa e a tinta para tecido. A campanha seguirá ao longo do tempo com outras ações no intuito de fazer entender o que é o assédio e coibir essa prática.