CAMPUS MACAÉ

Enfrentamento a Covid-19

Fanzinoteca lança zine para público infantil

por Ascom Macaé publicado 08/07/2020 14h22, última modificação 08/07/2020 17h11
Em parceria com a Universidade Federal Fluminense e Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, a publicação acompanha cestas básicas distribuídas no município.
Kit Vamos Combater o Coronavírus

Kits preparados com a colaboração de instituições públicas de ensino aliadas ao Sistema Único de Saúde (SUS)no enfrentamento da pandemia. - Foto: Paula Sirelli

A equipe da Fanzinoteca do IFF Macaé produziu, em articulação com a Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras uma revista infantil de informação e passatempos sobre o Coronavírus “Vamos vencer o Coronavírus”. O material está incluso no kit preparado pelas instituições parceiras que tem sido distribuído nas comunidades atendidas pelo Movimento Solidário, que vem mobilizando redes de ação social desde o início da pandemia em Rio das Ostras.

Além dos impressos distribuídos, o zine está sendo utilizado nos projetos apoiados e desenvolvidos na UFF-Rio das Ostras e  possui uma versão para download que pode ser acessada aqui

O objetivo é  gerar diálogo e enfrentar o medo, ampliando a voz e a participação de crianças nas estratégias educativas, comunitárias e de base popular no enfrentamento da pandemia. O fanzine foi idealizado e roteirizado pela Profa. Hayda Alves, coordenadora do programa de extensão “Adolescentes e jovens do interior do Estado do Rio de Janeiro: participação, direitos e saúde”, da UFF, que promove a linguagem zineira por meio de oficinas das quais também fazem parte os professores Paula Sirelli, Nilda Sirelli, Maria Raimunda Soares e Bruno Ferreira Teixeira, além de estudantes dos cursos de Enfermagem, Serviço Social  e Psicologia.

A Fanzinoteca do IFF Campus Macaé, representada pelo coordenador Alberto de Souza, o Beralto, e pela bolsista Karollyne Castro, desenvolveu as artes para o trabalho.

A equipe técnica de comunicação e de multimeios do IFF Macaé produziu ainda um vídeo com a visão das crianças sobre a revista e seu entendimento sobre a pandemia. “O resultado, como podemos ver foi muito bom, o que nos deixa muito feliz com esta parceria, que poderá ainda  produzir muitos frutos no futuro”, afirma o coordenador do setor de Multimeios e Eventos, Germano Rangel.