CAMPUS MACAÉ

IFFluminense campus Macaé vai sediar congresso na área de linguística

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 08/06/2016 12h03, última modificação 09/06/2016 11h38
Evento da Associação Brasileira de Linguística, um dos mais importantes da área, acontecerá em setembro com parceria do campus Macaé.
Abralin

Inscrições abertas no site abralinmacae2016.blogspot.com.br.

Do dia 13 a 16 de setembro de 2016, o campus Macaé do Instituto Federal Fluminense sediará o congresso "Abralin em Cena”, evento permanente na agenda da Associação Brasileira de Linguística – Abralin. Com a temática "Língua, ensino e pesquisa: repensando fronteiras", tem o objetivo de capacitar e aperfeiçoar graduandos da área de Letras e docentes que atuem com as disciplinas de Língua Portuguesa e/ou línguas estrangeiras.

As inscrições, tanto para submissões de trabalhos quanto para participação como ouvinte, já estão abertas e devem ser feitas a partir de preenchimento de formulário no site abralinmacae2016.blogspot.com.br. Os interessados podem se inscrever nas modalidades Comunicador, Professor de Escola Pública, Aluno de Graduação e Ouvintes em geral, com taxas diferenciadas para cada categoria.

A professora Fernanda Costa Demier Rodrigues, uma das organizadoras, ressalta a importância do congresso acontecer no campus Macaé, visto que a região Norte Fluminense é carente de qualificação para docentes que atuam nas áreas de conhecimento em Língua Portuguesa e línguas estrangeiras na educação básica. “É uma oportunidade de formação e também de troca de saberes para estudantes, professores e pesquisadores”, comentou.

Serão oferecidas palestras e mesas-redondas com estudiosos da área de Letras de várias universidades, além de estudos de grupos temáticos. No dia 15, serão realizados minicursos sobre diversos assuntos, dentre eles “O ensino de Libras”, “Educação de jovens e adultos: contribuições linguísticas” e “Semiótica e ensino”. As inscrições para os minicursos poderão ser feitas a partir de 1º de agosto pelos participantes que já tiverem efetuado o pagamento da inscrição no evento.

Essa é a primeira vez que o “Abralin em Cena” ocorre fora das grandes capitais. Para o diretor de Inovação, Pesquisa e Extensão, Vitor Yoshihara Miano, tal fato é uma forma de reconhecimento da competência dos profissionais do IFFluminense e vai ao encontro da finalidade dos Institutos de interiorização do conhecimento. “Isso demonstra que a competência do nosso Instituto não se restringe à área técnica, mas alcança todas as áreas nas quais atuamos”, afirmou o diretor.

A programação completa, regras para submissão de trabalhos e outras informações podem ser acessadas no site. No caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato através do endereço de e-mail abralinmacae2016@gmail.com.

registrado em: , ,