CAMPUS MACAÉ

IFFluminense planeja cooperação com UERJ

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 11/04/2016 14h00, última modificação 11/04/2016 17h24
Aulas práticas no Campus Macaé poderão contar com novas tecnologias a partir do compartilhamento de equipamentos, espaços físicos, pesquisadores e bolsistas.

Seguindo a tendência das redes de cooperação, o Campus Macaé do IFFluminense e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ têm atuado na criação de um acordo de cooperação técnica, com a finalidade de compartilhar equipamentos, pesquisadores, espaço físico e bolsistas. Esta aproximação se iniciou a partir da ação do professor Ney Robson Rohem, docente do IFF e pesquisador do Laboratório de Adesão e Aderência da UERJ em projetos inovadores com a Petrobras, coordenado pelo professor doutor Eduardo Martins Sampaio, da UERJ.

Para o diretor de Inovação, Pesquisa e Extensão do campus, professor Vitor Yoshihara Miano, as ações de pesquisa e inovação são essenciais para o cumprimento das missões dos Institutos de Ciência e Tecnologia. “A finalidade de difusão e criação de conhecimento destas organizações continua ganhando relevância para a conjuntura social e econômica e, por isso, iniciativas que amplifiquem seus resultados são sempre bem-vindas”, disse o diretor. Ele acrescentou, ainda, que é possível vislumbrar um grande potencial de inovação, visto que as competências das instituições se complementam.

Quanto ao ensino, os alunos serão beneficiados, não apenas ao participarem de projetos de pesquisa e desenvolvimento, mas também com o enriquecimento das aulas técnicas com os novos equipamentos que serão alocados nos laboratórios, o que possibilita o treinamento em novas tecnologias. “A presença de profissionais da UERJ contribui significativamente para a expansão da rede de relacionamentos do IFFluminese e vice-versa, oferecendo a todos mais opções de inserção profissional e acadêmica, visto que a eficácia destas ações depende cada vez mais de redes de cooperação, ao invés de iniciativas de agentes isolados”, completou o professor Vitor.

A minuta do termo de acordo está na fase final de redação e alguns passos ainda devem ser realizados antes do início efetivo das atividades. A expectativa é de que este seja o início de uma produtiva integração entre as instituições.