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Inscrição para bolsistas de projetos do programa Jovens Talentos

por Campus Macaé publicado 09/04/2020 11h57, última modificação 09/04/2020 11h57
Interessados devem entrar em contato com professor responsável.
Inscrição para bolsista Faperj

Estão abertas as inscrições para bolsas de projetos do Programa “Jovens Talentos para Ciência” da Faperj que serão desenvolvidos no IFF Campus Macaé. Essas bolsas são destinadas aos discentes com idades entre 15 a 18 anos e que não estejam em dependência (requisitos obrigatórios). As bolsas terão vigência de julho de 2020 a dezembro de 2021, com valor mensal de duzentos e dez reais. O processo de seleção será de responsabilidade de cada coordenador de projeto. O contato com o coordenador e os requisitos adicionais são mencionados juntamente às descrições dos projetos (ver abaixo).

 

BIOINFORMÁTICA APLICADA AO ESTUDO DOS CORONAVÍRUS

Coordenador: Prof. Gregório Kappaun Rocha.

RESUMO: Os coronavírus (CoV) pertencem a uma família de vírus chamada Coronaviridae e são conhecidos desde a década de 1960. Infecções causadas por CoV causam, em geral, problemas respiratórios de leves a moderados. Porém, alguns CoV podem causar danos respiratórios graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) relatada recentemente em 2019. A causa da COVID-19 é um novo CoV chamado de SARS-CoV-2, responsável pela pandemia de 2020. No Brasil, um grupo de cientistas dos institutos Adolfo Lutz e de Medicina Tropical da USP publicaram, em parceria com cientistas britânicos da Universidade de Oxford, a sequência genética do novo tipo de CoV. O sequenciamento do genoma foi feito em aproximadamente 48 horas após confirmação de diagnóstico, sendo este um grande feito da ciência brasileira. Com o mapeamento do genoma é possível entender o percurso da transmissão e o tempo em que o vírus está presente em determinada região e, assim, traçar estratégias para tentar conter sua disseminação. Além disso, a partir de dados genômicos, é possível desenvolver estudos para melhor entender os mecanismos de atuação do vírus, sua estrutura, sua forma de dispersão, realizar exames diagnósticos em pacientes com suspeitas de vírus, recriar trechos virais com o objetivo de fabricar vacinas, etc. As informações sobre os genomas de CoV sequenciados são depositadas e disponibilizadas gratuitamente em diversos bancos de dados online (de livre acesso e gratuitos). O atual projeto busca estudar diferentes genomas de CoV depositados em bancos de dados biológicos internacionais através de ferramentas de Bioinformática. Espera-se, com este projeto, contribuir para o avanço nos estudos sobre os CoV e sobre as doenças causadas por tais vírus. Pesquisas nesta área são fundamentais para o desenvolvimento do país.

 

REQUISITOS:

   - Alunos que estejam iniciando o 2º ano do EMI em 2020.

   - Que tenham menos de 18 anos.

   - CR > 8.0.  Que não estejam em dependência.

   - Que tenham disponibilidade para 8 horas de trabalho semanal (presencial e a distância).

   - Que tenham interesse em realizar estudos científicos na área do projeto.

   - Que se comprometam com o projeto até Dezembro de 2021.

 

PROCESSO SELETIVO: Interessados entrar em contato com o Coordenador do projeto por e-mail, até o dia 14 de abril, enviando um texto explicando os motivos de seu interesse em participar do projeto:

          - Contato: gregkappaun@gmail.com

         - Assunto do e-mail: Candidato para Jovens Talentos – NOME DO ALUNO

 

 

(FAN)ZINE: ESTRATÉGIA PARA A AMPLIAÇÃO DA COMPETÊNCIA DISCURSIVA DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Coordenadora: Prof. Andrea Gomes Barbosa

RESUMO: A busca de estratégias pedagógicas eficientes que desenvolvam a ampliação da competência discursiva dos alunos da Educação de Jovens e Adultos é um desafio para muitos professores. Quem lida com atividades que envolvem o ensino de leitura e escrita nessa modalidade sabe o quanto é difícil planejar atividades que respeitem as especificidades de tais alunos, assim como despertar nos mesmos o processo autoral e fazer com que se tornem usuários com pleno domínio da língua escrita. Tendo como tema o estudo da relação entre o fanzine e a produção textual, busca-se entender, através desse trabalho, como os alunos da EJA se constituem e se reconhecem como sujeitos ao experienciarem a função de autoria através da produção de fanzines, verificando de que forma essa revista artesanal contribui para a expressividade e o desenvolvimento da competência discursiva nessa modalidade de ensino. Segundo a Base Nacional Comum Curricular o eixo da produção de textos deve compreender as práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria, individual ou coletiva, do texto escrito, oral e multissemiótico com diferentes finalidades além de projetos enunciativos. Assim, justifica-se o uso do fanzine no meio educacional, publicação artesanal e alternativa, na qual se prima pela criação e autoria. O mesmo contribui para a aproximação do aluno com a produção escrita, possibilitando que se torne autor de sua obra e se faça ouvir. A pesquisa, de natureza intervencionista, sob um enfoque qualitativo terá como metodologia a pesquisa-ação. O marco teórico que guiará o processo investigativo segue os princípios sociointeracionistas. Com base nessa perspectiva, o estudo partirá da concepção de gênero de Bakhtin, que trata da linguagem como um modo de interação social, e de outros estudiosos que compartilham suas ideias sobre esse tema; e dos estudos sobre fanzine de Andraus, Santos Neto, Magalhães, entre outros. Apesar de possuir muitos fatores positivos, o fanzine ainda tem sido pouco utilizado enquanto ferramenta pedagógica. Nesse sentido, essa proposta de pesquisa contribuirá para o desenvolvimento de estratégias da aprendizagem de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa em turmas de EJA.

 

PERFIL DO BOLSISTA:

  • Aluno matriculado em turmas de 1º, 2º ou 3º ano;
  • Idade: 15 a 18 anos (até 27/04);
  • Não pode apresentar dependência em disciplinas no momento de inscrição;
  • O aluno deverá ter disponibilidade para participar de algumas atividades no noturno, uma vez que o projeto será desenvolvido em turmas de PROEJA.

 

Maiores detalhes sobre perfil e atribuições do bolsista serão enviados via e-mail e whatsapp após a inscrição. Os alunos interessados deverão entrar em contato através de e-mail. Atenção ao prazo.

E-mail para inscrição: andrea07gomes@gmail.com

Prazo para enviar o e-mail: 09 a 12/04/2020

Enviar no e-mail as seguintes informações: nome completo, turma, matrícula, um número de celular para contato.

 

 

PEDAGOGIA VISUAL: IDEIAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Coordenadora: Prof. Penha Élida

RESUMO: O projeto Pedagogia Visual: ideias para o ensino de português como segunda língua na educação de surdos tem como objetivo desenvolver materiais para auxiliar as aulas de Língua Portuguesa ministradas para os estudantes surdos no campus Macaé. A perspectiva adotada é que português constitui uma segunda língua para o sujeito surdo e, para sua aquisição ser bem-sucedida, as particularidades desse aprendiz devem ser levadas em conta no processo de ensino. Como o indivíduo surdo tem sua primeira língua, a Libras, centrada em elementos visuais – configurações de mãos e expressões faciais e corporais –, o projeto em questão propõe a exploração de recursos visuais para a ampliação de vocabulário e de técnicas de leitura e escrita. Almeja-se, assim, a produção de cartazes verbo-visuais, a elaboração de jogos da memória, “trilha” de palavras, quebra-cabeça de frases e parágrafos, produção de HQs, entre outros, a fim de oportunizar o acesso à segunda língua. Ao estudante bolsista, caberão funções de pesquisa e diálogo sobre a temática do projeto, bem como, sob a orientação da professora responsável, contribuir para a elaboração de materiais de apoio à proposta apresentada. Também será função do estudante bolsista auxiliar na criação de uma página em rede social digital e na sua “alimentação” com informações referentes às etapas do projeto e aos resultados alcançados com ele.

 

Os interessados devem enviar e-mail para: penha.ramos@iff.edu.br, até o dia 16 de abril.

 

GERADORES LINEARES COM ARRANJO HALBACH

Coordenador: Prof. Diego Fernando Garcia

RESUMO: Geradores lineares são uma opção adequada para conversores de energia das ondas do oceano, por causa de seu acoplamento direto que aproveita a oscilação vertical da massa de água. A mesma tecnologia vem sendo aplicada mais recentemente em acionamento sem pistão de geradores embarcados em veículos elétricos híbridos. Produtos de pesquisas anteriores, dois protótipos com topologias de máquina elétrica linear diferentes – fluxo transversal e vernier – foram construídos. O objetivo principal é a substituição do arranjo convencional de ímãs por um arranjo concentrador de fluxo do tipo Halbach em novos protótipos. A partir de testes, avaliar comparativamente os méritos de cada topologia. O projeto consiste em desenvolver o gerador, simular o projeto do gerador, montagem do gerador linear e testes de performance.

Se você tiver interesse em participar do processo seletivo envie um e-mail para ana.carolinacrespo@hotmail.com e diego.garcia@iff.edu.br, até o dia 15 de abril, para que possamos incluir seu nome na seleção.

 

IF FAROFA: O PODCAST COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL

Coordenador: Prof. Alexandre Elias

  • O que é o projeto IF Farofa?

O IF Farofa é um projeto de extensão do IF Fluminense, apoiado pela Faperj e coordenado pelo professor Alexandre Elias (História) e que conta com duas bolsas para alunos do IFF Macaé. Nosso podcast existe desde 2019 e visa produzir episódios temáticos para contribuir no debate sobre educação, ciência, cidadania, mercado de trabalho, juventude e diversos temas que fazem parte do universo acadêmico ou não da rede federal de educação profissional e tecnológica.

 

  • Como funciona o IF Farofa? 

A equipe do IF Farofa é formada por bolsistas e servidores do nosso campus. Em nossas reuniões, levantamos temas para serem abordados nos episódios do podcast. Na etapa seguinte, fazemos a gravação do episódio (normalmente no setor Audiovisual da escola) e depois procedemos a edição e publicação na web.

 

  • Como faço para ouvir o IF Farofa?

Nosso podcast está hospedado na plataforma Anchor de publicação de podcasts (www.anchor.fm/iff-farofa) e é redistribuído para os principais “tocadores” como Spotfy, Google Podcasts, Apple Podcasts, CastBox, PocketCasts e tantos outros.

 

  • Gostaria de me candidatar para ser bolsista do projeto IF Farofa, quais os requisitos?

Vamos selecionar mais um/a bolsista (valor da bolsa da Faperj é de R$ 210 com vigência até dezembro de 2021) que se enquadre nos seguintes critérios abaixo:

  • É desejável ter conhecimentos de edição de som no programa Audacity e disponibilidade de dedicação de 12 horas semanais,
  • não ter completado 19 anos até 27 de abril de 2020,
  • estar regularmente matriculado na 1ª ou 2ª séries do Ensino Médio Integrado,
  • não possuir dependência em séries anteriores (critério da Faperj para concessão de bolsa). 

 

  • Como faço para me inscrever na seleção de bolsista para o IF Farofa?

Você deve enviar um e-mail com seus dados para alexelia.cap@gmail.com até o dia 17/04/2020 com seus dados (nome, turma, idade, conhecimentos em edição de áudio, conhecimento em podcasts). A seleção será feita online (devido à quarentena) através de plataforma virtual. Os inscritos receberão e-mail com instruções sobre os procedimentos.

 

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