CAMPUS MACAÉ

Notícias

Encontros Históricos

Licenciatura em História promove ciclo de palestras

por Ascom Campus Macaé publicado 03/07/2020 12h16, última modificação 03/07/2020 12h28
Colaboradores: Ubirajara Santiago
Evento será realizado online e transmitido pelo Youtube.
Encontros Históricos

Veja a programação na página do evento.

O ciclo de palestras “Encontros Históricos” é aberto ao público e acontecerá quinzenalmente, às segundas-feiras, no canal do evento. Os participantes que desejarem obter certificado deverão efetuar inscrição no site e canal do evento. O certificado será concedido por palestra com base em lista de presença. As inscrições podem ser feitas durante todo o ciclo, que se estenderá até final de novembro.

A organização é do curso de Licenciatura em História, que inicia sua primeira turma no Campus Macaé. Os palestrantes serão pesquisadores da casa e convidados, dentre eles, Roberto Leher (professor titular da UFRJ), Rodrigo Lamosa (professor da UFRRJ), José Manuel Resende (professor titular da Universidade de Évora), Roberto Moll (professor da UFF Campos) Professor Alexandre Reis (professor da Univasf), Professor Alexandre Brasil Fonseca (professor da UFRJ- Nutes), Professor Pedro Marinho (professor da rede Estadual), Professora Vera Miranda (psicóloga) e Fabrício Maciel (professor da UFF e da UENF). 

Os assuntos abordados serão: educação no Brasil e no mundo, trabalho e condição docente, segurança alimentar, ecologia e trabalho, lógicas de ação das instituições de cuidado, estado, poder e economia, participação política contemporânea, escola como arena pública, informação e desinformação, epidemias e problemas públicos, racismo, gênero, história do colonialismo e diferentes problemáticas relacionadas à história das sociedades contemporâneas e ao momento crítico em que vivemos. 

Segundo a comissão organizadora, o propósito é que esta primeira edição dos Encontros Históricos possibilite a partilha de pesquisas, análises e atuações desenvolvidas por pesquisadores e atores de diferentes frentes. 

Acesse aqui o site para inscrição e para acompanhar a programação da quinzena.