CAMPUS MACAÉ

Mobilizações

Nota da direção sobre a ocupação dos estudantes do Campus Macaé

por Assessoria de Comunicação Social publicado 24/11/2016 18h33, última modificação 24/11/2016 18h44
Após votação em urnas, estudantes decidem ocupar o Campus Macaé em protesto contra a PEC 241.

No dia 21 de novembro (segunda-feira), os estudantes do Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense votaram pela ocupação da instituição, como forma de aderir aos movimentos de protesto nas escolas e universidades contra a PEC 241/55. Além da decisão pela ocupação, nas urnas também ficou definida a intenção da não manutenção das aulas regulares.

Ao longo da tarde de quarta-feira (23), o comando do movimento se reuniu com o Reitor do IFFluminense e com os diretores do campus, na presença do corpo discente e de servidores, para debaterem sobre como se dará a permanência nas dependências da escola. A partir do que foi discutido, elaborou-se um documento no qual consta o que ficou acordado entre direção e comando acerca de diversas questões,entre as quais estão garantidas as atividades de ensino referentes ao fechamento de bimestre, a normalidade de funcionamento dos setores administrativos e a disponibilidade dos professores para ministrar aulas, aulões coletivos, bem como participar de atividades acadêmicas, uma vez que a Instituição não possui poder legal para dispensar os mesmos de suas atividades. O documento está disponível com o comando de ocupação.

Embora o primeiro dia de ocupação tenha sido tenso e repleto de desinformações, depois das conversas realizadas, o diálogo entre estudantes e direção tem sido pacífico. Atividades estão sendo programadas pelos alunos para o período de ocupação, previsto para durar até 13 de dezembro, como o estabelecido e votado pelos estudantes. Aproximadamente vinte alunos estão pernoitando no campus, dentre eles alunos de outras instituições de ensino, previamente identificados pelo comando de ocupação.

A direção ratifica que está mantida a prova do Processo Seletivo para Ingresso aos Cursos Técnicos de Nível Médio 2017 – 1º Semestre, programada para o próximo domingo, dia 27 de novembro.

registrado em: