CAMPUS MACAÉ

Notícias

Homenagem

Professor aposenta-se após 26 anos de docência no Campus Macaé

por Comunicação Campus Macaé publicado 05/08/2020 12h19, última modificação 05/08/2020 13h25
Colaboradores: Servidores e estudantes do Campus Macaé
Professor Galvani de Almeida Júnior recebeu mensagens de servidores e estudantes.
Professor Galvani de Almeida Júnior

Galvani com os premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia de 2015.

Colegas e estudantes do IFFluminense emocionaram-se com a mensagem de despedida do professor Galvani e expressaram carinho e respeito em respostas. De acordo com o professor, a decisão sobre a aposentadoria foi tomada após o início da pandemia. “Sou um professor “da antiga”, do olho no olho, da expectativa da pergunta inesperada, da reflexão crítica da realidade, da aula construída em tempo real, no antigo quadro de giz, hoje quadro de caneta “pilot””, afirma.

Os estudantes do curso Técnico em Eletrônica, João Paulo da Costa Trindade e Pedro Gabriel Lopes Rafael destacaram a dedicação e paciência do professor não apenas no ensino da Física, mas também por lições de vida e motivação. Egresso do curso de Automação Industrial, Vitor Emanuel Gonçalves, também agradece ao docente. “Fui aluno do professor Galvani em meu último ano escolar. Já ouvia a seu respeito bem antes, os alunos diziam coisas maravilhosas. Quando fui aluno dele, eu pude comprovar tudo isso. O professor Galvani, além de um excelente professor, é uma pessoa fantástica. Ele sempre se preocupava com o nosso futuro "pós IFF" e dava conselhos de grande valia”.

A servidora Florseny Júlio recorda que o docente, assim como ela própria, integraram a primeira equipe de servidores do Campus Macaé, na época, chamado de Unidade Descentralizada do Centro de Educação Federal e Tecnológica (Cefet). “Lembro-me das reuniões em prol da Uned-Macaé, muitos desafios vencidos”, disse ela. 

Na impossibilidade de estar junto, o professor Marco Lamarão nos enviou  a homenagem dos colegas em forma de texto:

“A arte da docência não é recoberta de grandes mistérios. Todavia, tem algo nela de imprescindível: quando se ocupa o papel do educador no eterno devir de aprendizagem (ou, como diria Gonzaguinha ‘a beleza de ser um eterno aprendiz’!), sendo parte indissolúvel da existência humana. E esta parte imprescindível - que potencializa o aprendizado e o torna único, inesquecível e particular - é a capacidade do educador de se tornar síntese. Síntese das suas muitas experiências e conhecimentos,  embebidos de suas crenças e opiniões, forjada ao tempo em que se forja a vida, com suas lutas, amores, desgostos, derrotas e vitórias! 

É verdade que uma boa dose de simpatia auxilia no labor de ser um grande educador. E mesmo aqueles que não foram teus alunos saberão reconhecer em ti o status de grande professor, que leciona com paixão, paixão pelo saber, paixão pela verdade, paixão pela ciência, paixão pela educação que, nesta perspectiva, se desdobra em paixão pela transformação social. Individual e coletiva. Tua notável capacidade de criar encantamento pelo saber é notável. 

Esta síntese com simpatia, estas paixões erigidas no dia-a-dia serão, indelevelmente, algumas das marcas do Professor Galvani que ressoarão entre os seus pares servidores e estudantes e marcas que nunca mais desaparecerão do IFF Campus Macaé. Porque, se a arte da docência não tem mistérios, fazer dos seus ensinamentos duradouros, mesmo quando se aposenta, é sim, um feito que não é para qualquer professor. Quem ensina assim, ensina a todos e ensina para sempre! 

Obrigado, Professor Galvani, por ter ensinado isso e muito mais a todos nós! Você se aposentou e desejamos-lhe ótima nova fase, com novos mistérios e inspirações, todavia tuas ideias, ensinamentos e lutas não se aposentarão, mas sim permanecerão conosco. 

Uma homenagem do servidores do IFF Macaé a aposentadoria de um servidor que sempre lutou em defesa da escola pública!”