CAMPUS MACAÉ

Geografia

Professor do Campus Macaé lança livro neste sábado

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 16/03/2018 11h18, última modificação 16/03/2018 11h18
Lançamento será no dia 17 de março, às 19h, no Espaço Oito e Meio – Travessa Tamoios, 32 C – Flamengo, Rio de Janeiro.
Livro Ponto de Ruptura

Livro analisa formas de produção imobiliária.

O professor Oseias Teixeira da Silva fará o lançamento de seu livro intitulado “Ponto de Ruptura: reestruturação espacial na região metropolitana do Rio de Janeiro”. O trabalho é baseado em sua tese de doutorado, cursado na Universidade de São Paulo (USP), onde ele fala sobre duas correntes de planejamento urbano: uma que segmenta e outra que centraliza. “Eu compreendo que essas duas coisas são uma coisa só. O modelo Alphaville, por exemplo, possui comércio, serviço, residência e até mesmo indústria de alta tecnologia para que você não precise se deslocar porque tem tudo ali. Em Brasília, você tem área residencial, área comercial, é tudo separado”, explicou o professor.

O livro mostra imagens de satélite feitas em 1990, 2000 e 2011, onde se percebe a fragmentação do espaço urbano pela criação de condomínios fechados. Oseias justifica que o título “Ponto de Ruptura” deve-se ao processo de concentração que vem se intensificando para, em seguida, haver uma inversão desse processo. “O que a gente vai mostrar com os dados e com os mapas é como que essa urbanização, mesmo num lugar extremamente concentrado, no Rio de Janeiro, vai se modificando a partir dessas tendências mundiais que estão relacionadas ao processo de globalização. Então a gente percebe que esse movimento global vai se manifestar num espaço que tem características quase que opostas ao que é a tendência atual”, relatou ele.

Sobre o Autor:

Oseias Teixeira da Silva é natural de Macaé, cursou Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Geografia pela USP. Atua no IFFluminense Campus Macaé desde 2014 como professor.

Lattes.