CAMPUS MACAÉ

Notícias

Língua Inglesa

Professora do Campus Macaé é destaque no Observatory for English Language Teaching

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 05/03/2021 13h18, última modificação 05/03/2021 13h18
Exemplos de abordagem decolonial executados no Campus Macaé foram tema da entrevista.
Professora Camila Barros

A professora Camila Barros com as estudantes Mariana Gomes e Giovana Silva em cerimônia de premiação dos curtas em janeiro de 2020.

 A professora Camila Barros concedeu recentemente entrevista ao portal  do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa (Observatory for English Language Teaching) sobre a abordagem decolonial no ensino da Língua Inglesa. A matéria destaca a experiência da professora no Campus Macaé do IFFluminense, tanto em sala de aula como em projetos como o Neabi (Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas) que coordenou por dois anos.

 No texto, a professora explica: “O decolonial também é nesse sentido de que o inglês não é americano nem britânico — ele pertence a todo mundo. Eu não quero que o meu aluno se preocupe se o inglês dele é perfeito porque ele está falando com sotaque próximo do inglês americano ou britânico. A gente precisa desconstruir essa ideia. Não existe inglês perfeito. A gente usa o inglês para se comunicar. Se você está se comunicando, ele está perfeito”. 

 A partir desse olhar, cita o uso de vídeos em inglês falados por nativos de outros países diferentes de Estados Unidos e Inglaterra e o estímulo a produção audiovisual dos estudantes do campus que se transformam em curtas-metragens exibidas anualmente no campus e que já contam com o engajamento de professores de outras disciplinas. Ela fala ainda que, nesse momento de pandemia, a produção  tem focado em podcasts para que a produção possa ser feita remotamente. 

O Observatório é um canal de comunicação criado pelo programa Skills for Prosperity do  British Council.

Veja a matéria na íntegra. Versão em português. Versão em inglês.