CAMPUS MACAÉ

Educando para a Saúde

Projeto de extensão do Campus Macaé discutirá saúde adolescente

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 23/09/2016 15h30, última modificação 26/09/2016 11h35
Questões como saúde sexual, drogas e questões de gênero serão abordadas ao longo da oficina promovida pelo projeto Educando para a Saúde.
Imagem Ideias em Movimento

Oficina do projeto Educando para a Saúde do Campus Macaé acontece entre os dias 28 de setembro a 23 de novembro.

Os interessados em participar da oficina Ideias em Movimento, promovido pelo projeto de extensão Educando para a Saúde deverão se inscrever através do link http://migre.me/v3lCn até o dia de início das atividades. A oficina destina-se aos alunos do Ensino Médio do campus. São 20 vagas disponíveis.

A programação terá início no dia 28 de setembro até 23 de novembro, com encontro sempre às quartas-feiras, no horário de 14 às 17 horas, no miniauditório do Campus Macaé. Serão discutidos temas como o direito ao prazer; a responsabilidade com a prática sexual; saúde sexual; as Doenças Sexualmente Transmissíveis e o HIV/AIDS em particular; a discussão sobre as drogas; as questões de gênero vivenciadas no dia a dia, a violência e abuso sexual e o próprio desenvolvimento do adolescente.

“Mostra-se tanta coisa a respeito de sexo, há tanto estímulo, mas são poucos os espaços de reflexão. O projeto Educando para Saúde incentiva ações preventivas de educação e saúde a partir do protagonismo juvenil, logo, da perspectiva do próprio jovem, que passa a reconhecer o seu poder de intervir na realidade social, e tem a oportunidade de desenvolver suas potencialidades, e principalmente sua capacidade criativa para a promoção da cidadania e para a mudança de comportamento, sua e de seus pares” explica Eloisa Rodrigues dos Santos, assistente social do Campus Macaé e coordenadora do projeto.

O evento acontece em parceria com o Centro de Referência do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé, que trará profissionais para discutir alguns temas e alunos de outras escolas para participar da oficina.

Temas e datas

28/09/2016

Apresentação do Projeto de Extensão Educando para a Saúde

Reconhecendo o nosso corpo – Desfazendo tabus

05/10/2016

Viver com HIV/AIDS – A AIDS não tem cara e “ainda” não tem cura!

19/10/2016

Homossexualismo/homossexualidade/homoafetividade – quando o nome importa!

26/10/2016

Relações de gênero – identificando esteriótipos

09/11/2016

Violência, exploração e abuso sexual

16/11/2016

Sem chavões e moralismos...vamos falar de drogas!

23/11/2016

Falando de sexo e sexualidade na escola – desconstruindo mitos e tabus

Avaliação final: Produção de fanzine sobre a oficina Ideias em Movimento.