CAMPUS MACAÉ

Evento Cultural

Projeto de extensão vai inaugurar espaço destinado à Fanzinoteca

por Juliana Marinho publicado 21/09/2017 11h01, última modificação 21/09/2017 11h09
Inauguração da Fanzinoteca no Campus Macaé, no dia 11 de outubro, vai contar com Mostra de Fanzines de artistas de diferentes localidades.
Fanzinoteca

No dia 11 de outubro, às 14h, será inaugurada a Fanzinoteca no Campus Macaé, uma iniciativa do projeto de extensão IFanzine, coordenado pelo servidor Alberto de Souza. Na ocasião, será realizada também a  I Mostra de Fanzines, que reunirá produções e publicações independentes de diversos artistas de diferentes localidades.

A Fanzinoteca, primeira no Estado do Rio de Janeiro, ficará alocada no espaço de artes do campus e, após a inauguração, permanecerá com visitações e também oficinas abertas,  às quartas-feiras, das 13h às 16h. "As Fanzinotecas, embora sejam poucas a existirem fisicamente, estão presentes em outras partes do mundo, sendo esta a segunda do país, depois da Fanzinoteca Mutação, no Rio Grande, RS", explicou o coordenador.

Para participar do evento, está aberta a convocatória destina aos expositores, a partir de duas modalidades de colaboração: os interessados devem enviar um ou mais exemplares impressos do(s) Zine(s), até 30 de setembro, que serão expostos e, posteriormente, integrado(s) ao acervo permanente da Fanzinoteca IFF Macaé;  ou devem se inscrever mediante preenchimento de formulário, tendo direito a uma cadeira e mesa para expor/trocar/vender sua publicação (sob sua inteira responsabilidade), das 14 às 18h. Estudantes e servidores dos campi do IFFluminense ou de outras instituições de ensino e autores independentes podem participar e haverá emissão de certificado para os expositores.

O fanzine (do inglês fanatic+magazine) é uma revista artesanal amadora, feita de forma individual ou coletiva, e que permite ao autor total domínio sobre conteúdo, formato, público e meio de distribuição. Surgiu nos anos 30 e, portanto, na era pré-internet, mas como uma espécie de rede social que integra pessoas a partir da mídia tátil, produzida através de impressão acessível e de baixo custo, a fotocópia por exemplo. No Brasil, tem sido produzido desde a década de 60 e ainda é muito apreciado, circulando pelos correios e em eventos pelo mundo todo, ao contrário dos que pensam se tratar de algo do passado.

Uma das mais novas vertentes na área de produção fanzineira é sua presença nas instituições de ensino. "O fanzine tem sido utilizado no Instituto Federal Fluminense Campus Macaé como um mecanismo de estímulo aos talentos individuais, à produção autoral e também como ferramenta no ensino e aprendizagem, podendo servir tanto como suporte para produção textual como para o processo avaliativo nas escolas", destaca o programador visual, Alberto, conhecido pelo seu pseudônimo de cartunista, Beralto.

O projeto IFanzine ganhou em 2016 um troféu nacional, o Ângelo Agostini, na categoria melhor fanzine de quadrinhos e, após quatro anos de atuação, está concretizando um dos objetivos tão desejados pela equipe, o de ocupar um espaço físico para montagem e preservação de acervo de fanzines, obtidos à base de troca pelo projeto. "O propósito é de preservar a memória gráfica e editorial independente, estimular a produção autoral contra-hegemônica e fortalecer a cultura do zine junto às novas gerações".

Endereço para remessa postal:

Instituto Federal Fluminense (A/C Alberto Carlos Paula de Souza)
Rodovia Amaral Peixoto, km 164, Bairro Lagoa, Macaé-RJ.  CEP: 27.925-290

Agendamento de visitações pode ser feito pelo email: projetoifanzine@gmail.com