CAMPUS MACAÉ

Projeto do Campus Macaé produz documentário sobre quarentena

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 05/01/2021 14h01, última modificação 05/01/2021 15h35
Produção “A vida em quarentena” mostra reflexões dos estudantes sobre suas experiências de isolamento social.
Vida em quarentena

O projeto de cultura IFFCinExpertus do Campus Macaé produziu um documentário em curta-metragem com relatos de estudantes em quarentena. Impactados pela Pandemia e, por consequência, pelo isolamento social, o projeto teve que encontrar uma outra forma de ser realizado. Foi então que surgiu a ideia de abordar o assunto a fim de retratar a realidade do momento.

“Reformular um processo que já é quase automático no ambiente escolar para o ambiente virtual se mostrou um processo bem difícil. Então eu e Leonardo achamos que seria importante documentar como as pessoas se viraram nesse período, como elas se sentiam, como lidavam com certas situações e como se mantinham focadas. Para que num futuro próximo, quando isso tudo se tornar uma simples memória, possamos assistir e nos lembrar de como fomos fortes”, declarou o estudante Gabriel Jamariquelli Buerles, bolsista do projeto. Ele conta que tem forte interesse pelo audiovisual e aprendeu bastante no projeto. "Esse projeto foi muito importante para aprofundar meus conhecimentos. Aprendi muito sobre todos os processos para a criação de um documentário. Aprendi muito com o Leonardo, ele me deu muita liberdade para lidar com o projeto da maneira que eu gostaria”. Cursando Eletromecânica, Gabriel também pretende dedicar-se paralelamente a uma carreira na área audiovisual, já tendo realizado trabalhos para comércios locais.

De acordo com o coordenador do projeto, Leonardo Saleh, técnico em produção de áudio e vídeo do Campus Macaé, todas as etapas foram feitas de forma remota, sendo assim, os entrevistados são também considerados como membros da equipe técnica, a exemplo, técnico de fotografia, porque eles fizeram suas luzes e seus enquadramentos.

“Esse curta nos guiará na continuidade da produção de mais entrevistas, mais perspectivas, outros olhares sobre o mesmo assunto, em 2021, para ser finalizado em um audiovisual de mais tempo de duração, um média, ou quem sabe um longa”, afirmou Leonardo. Eles pretendem entrevistar também professores e servidores administrativos nos próximos trabalhos.

Sobre o projeto
O IFFCinExpertus é um projeto ligado ao Edital de Cultura e Diversidade do IFFluminense que visa a realização de um documentário produzido pela coordenação desse projeto e demais bolsista e voluntários, durante o período de execução, cumprindo as várias etapas, pertinentes de produção de um audiovisual desse tipo, contribuindo assim, além do aprendizado dos alunos, na prática, sobre a realização audiovisual, também auxiliando na construção da memória do IFF Campus Macaé através do audiovisual. O coordenador Leonardo Saleh é  Tecnólogo em Cinema formado pela Estácio de Sá (Rio Comprido) desde 2004, atuou como técnico em audiovisual no Solar dos Mellos, o museu da cidade de Macaé. No IFFluminense é concursado como Técnico Laboratório Área: Produção de Áudio e Vídeo.

Confira abaixo o resultado final do primeiro curta.