CAMPUS MACAÉ

Extensão

Projetos do Campus Macaé capacitam professores e estudantes da Faculdade de Formação de Professores da Uerj

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 10/11/2016 14h52, última modificação 29/11/2016 13h15
Colaboradores: Alberto de Souza
A oficina aconteceu na Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Oficina Ifanzine e Em Cada Canto, um Conto

Os participantes da oficina realizada em São Gonçalo produziram dois fanzines.

Os coordenadores dos projetos “IFanzine” e “Em Cada Canto, um Conto”, o programador visual Alberto de Souza e a professora Andrea Barbosa, realizaram, nesta quarta-feira, 09 de novembro de 2016, em São Gonçalo/RJ, uma oficina para capacitação de professores, com o tema"Fanzine: Expressividade, Criatividade e Processo Autoral". O evento teve a participação de cerca de 30 pessoas entre docentes e estudantes da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (FFP).

Foram apresentados um breve histórico dos fanzines, trabalhando o conceito “faça você mesmo” e abordadas questões relativas ao uso dessa revista artesanal enquanto ferramenta pedagógica nas aulas que envolvem produção textual. Ao final, os participantes vivenciaram a teoria na prática, participando da criação, ilustração e edição de um fanzine.

A oficina integrou a programação do “Folheto Aberto: o cordel em cena”, promovido pelo Projeto “Leitura na Cordelteca na FFP”, sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Maria Isaura Rodrigues Pinto.

O evento, segundo destacou Alberto, voltado para a valorização da leitura e escrita do cordel no universo da sala de aula, foi muito bem recebido pelos participantes, já que o fanzine trabalha com propostas de autopublicação e produção textual autoral como um “parente urbano do cordel”.