CAMPUS MACAÉ

Inclusão

Servidores do Campus Macaé aprendem Libras

por Valdênia Gomes Miranda Lins publicado 15/03/2018 13h43, última modificação 15/03/2018 13h43
Interesse em aprender a Língua Brasileira de Sinais cresce com o aumento do número de alunos surdos na instituição.
Curso de Libras (4) Corte.jpg

Milena Schuab, do segundo ano do curso Técnico em Meio Ambiente participa das aulas.

O Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais do Campus Macaé, através da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação está capacitando servidores na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso teve início no dia 21 de fevereiro e teve adesão maior que a esperada.

A coordenadora do Núcleo, Elioenai Duarte, conta que foram abertas 40 vagas, mas 47 servidores frequentam as aulas, além de alguns discentes participando como ouvintes. “Hoje o IFF Macaé tem oito alunos surdos matriculados. Daí surgiu a necessidade de divulgar a Libras para que os servidores estejam preparados para receber, falar, cumprimentar e orientar esses alunos, por isso a dinâmica é mais prática que teórica”, disse ela.

O curso proporciona noções básicas da língua de sinais e seguirá até o mês de agosto com aula às quartas. Após esse período, o Núcleo estuda a possibilidade de promover uma turma para discentes e o segundo módulo para os servidores. “O nosso desejo é divulgar a Libras e mostrar o quanto é importante incluir esses alunos. Estamos felizes com a procura crescente, especialmente por parte dos professores. Também temos coordenadores, o diretor de Ensino e o diretor geral participaram de algumas aulas e o pessoal do restaurante tem representante no curso”, falou a coordenadora.

Ela também revelou que a coordenação planeja uma palestra sobre cegos, visto que o campus possui alunos com baixa visão. “Hoje temos 18 alunos com necessidades específicas. Estamos trabalhando para que essas diferenças sejam respeitadas e a inclusão aconteça”, concluiu.