CAMPUS MACAÉ

Trabalho desenvolvido no Campus Macaé receberá premiação do Mercosul

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 30/09/2019 15h07, última modificação 10/10/2023 12h50
Vitor Emanuel Gonçalves obteve o primeiro lugar na categoria Iniciação Científica, voltada para alunos do Ensino Médio e Técnico.
TRABALHO DESENVOLVIDO NO CAMPUS MACAÉ RECEBERÁ PREMIAÇÃO DO MERCOSUL

Vitor e o professor Belieny. (Foto: Ubirajara Santiago)

Estudante do quarto período do curso Técnico de Automação Industrial do Campus Macaé, Vitor Emanuel receberá o prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia pelo projeto “Automatização do Cultivo Hidropônico como Solução às Demandas da Agricultura 4.0: Utilização da Internet das Coisas (IOT) e Serviços em Nuvem”. A cerimônia de premiação acontecerá em Brasília, no dia 31 de outubro.

A pesquisa concorreu com outras realizadas nos demais países que compõem o Mercosul. Nesta edição, Brasil, Uruguai e Argentina foram os países que se destacaram nas cinco categorias: iniciação científica, estudante universitário, jovem pesquisador, pesquisador sênior e integração.

Segundo Vitor, o projeto foi desenvolvido direcionado para o concurso, cujo tema é Indústria 4.0. O discente contou com a orientação do professor André Belieny e também com o apoio do professor Luiz Roque, coordenador do curso de Automação Industrial, e do estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial, Alison Queiroz.

O sistema desenvolvido verifica parâmetros básicos do cultivo, envia alertas, informa dados climáticos por mensagem e permite o controle da bomba a partir da internet.

Uma outra pesquisa desenvolvida por Vitor Emanuel também foi destaque na Reditec, realizada em 2018 em Búzios, ocasião na qual obteve o primeiro lugar no Concurso de Ideias Inovadoras em Educação e Trabalho para Instituições do Ensino Profissionalizante dos Países de Língua Portuguesa, categoria estudante.