CAMPUS MACAÉ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Macaé > Painel do Estudante > Atividades Pedagógicas Não Presenciais

O que são as APNP

por Campus Macaé publicado 17/09/2020 13h50, última modificação 27/10/2020 15h05

APNP_banner

Após a aprovação da Resolução nº 38, de 27 de agosto de 2020, que estabelece diretrizes para a realização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) para os cursos presenciais do Instituto Federal Fluminense, o Campus Macaé realizou uma série de reuniões entre a Direção de Ensino e as coordenações de curso. Destas reuniões foram organizados planos para o desenvolvimento das APNPs nos cursos do campus. Os planos propostos dividem em módulos o conjunto de disciplinas que fazem parte da grade de cada turma, assim o aluno cursará um menor número de disciplinas ao mesmo tempo. O objetivo desta divisão em módulos é não haver sobrecarga aos estudantes.

No dia 02 de setembro, esses planos foram apresentados em uma reunião pedagógica com todo o corpo docente e pedagógico do Campus Macaé e, posteriormente, foram avaliados pelos Colegiados/NDE de cada curso e em nova reunião pedagógica.  Após essa série de reuniões, o Campus Macaé definiu o cronograma de APNP para cada curso.

Nos planos aprovados, os cursos semestrais, como o técnico em Segurança do Trabalho e as Engenharias, terão o calendário acadêmico dividido em dois ciclos. Para poder antecipar a conclusão dos cursos dos alunos das turmas de 4º ano do Ensino Médio Integrado, o calendário acadêmico dessas turmas também será dividido em dois ciclos. As turmas dos cursos técnicos subsequentes de Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrônica e Meio Ambiente e o EJA em Logística terão o calendário acadêmico dividido em três ciclos.

Para as turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Integrado, foi planejado um módulo inicial no qual serão desenvolvidas 30% da carga horária das disciplinas, mantendo fora desse primeiro módulo a carga horária das disciplinas e conteúdos práticos.

No novo calendário aprovado para os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica, as APNPs terão início no dia 28 de setembro, mas estão previstas reuniões de ambientação e esclarecimentos na semana de 21 de setembro.

Os cursos Técnicos Subsequentes e as turmas de 4º ano do Ensino Médio Integrado terão, na semana do dia 28 de setembro, atividades de acolhimento e ambientação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle, e as APNP iniciarão em 05 de outubro.

As turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Integrado e a turma de 1º ano do EJA em Logística terão atividades de acolhimento e ambientação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional Moodle a partir de 05 de outubro, e as APNPs iniciarão em 19 de outubro.

As atividades de acolhimento e ambientação compreenderão palestras com temas diversos e reuniões informativas, para apresentação do planejamento de cada turma e ambientação na plataforma virtual de aprendizagem do IFF. A participação dos estudantes nessas atividades é fundamental, pois além de conhecer o planejamento das disciplinas, eles também aprenderão a utilizar o AVA e as principais ferramentas digitais que serão utilizadas pelos professores nas APNPs.

Com o objetivo de preparar para o retorno, serão organizadas, para as próximas semanas, reuniões voltadas aos alunos e seus responsáveis (no caso dos estudantes menores de idade) para apresentação do calendário e esclarecimento de dúvidas.

EXPLICAÇÃO SOBRE AS APNPs

Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP)

As APNPs são atividades de ensino desenvolvidas de forma não presencial e que serão utilizadas enquanto não for possível o retorno às aulas presenciais, em decorrência da excepcionalidade provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Toda a carga horária executada na forma de APNP, em cada turma, será computada para o cumprimento do período letivo.

As APNPs desenvolvidas no Campus Macaé seguirão diretrizes para a realização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) para os cursos presenciais do Instituto Federal Fluminense, aprovada pela Resolução nº 38, de 27 de agosto de 2020.

São consideradas APNPs as relativas:

• À execução dos componentes curriculares;
  • À progressão parcial;
  • À orientação de Trabalho de Conclusão de Curso;
  • À orientação de estágio curricular;
  • Às atividades de Pesquisa e Extensão;
  • A outras atividades de apoio ao Ensino, desde que sejam realizadas de forma não presencial.

Assistência Estudantil

O estudante que não tiver condições psicossociais e de infraestrutura de acesso para acompanhar regularmente as APNP poderá formalizar solicitação de regime especial de acompanhamento das atividades remotas junto ao setor responsável pela Assistência Estudantil do campus.

Pesquisa e Extensão

As atividades de Pesquisa e Extensão deverão ser conduzidas, quando possível, de forma remota, realizando a adequação dos planos de trabalho para atividades que não demandem atendimento presencial, tais como elaboração de relatórios, escrita de artigos científicos, análise de dados, revisão bibliográfica, entre outros.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Atividades Síncronas e Assíncronas

Acompanhamento Pedagógico das APNPs

Comissão Local de Acompanhamento e Gestão das APNPs