CAMPUS MACAÉ

O que são as APNP

APNP_banner

Após a aprovação da Resolução nº 38, de 27 de agosto de 2020, que estabelece diretrizes para a realização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) para os cursos presenciais do Instituto Federal Fluminense, o Campus Macaé realizou uma série de reuniões entre a Direção de Ensino e as coordenações de curso. Destas reuniões foram organizados planos para o desenvolvimento das APNPs nos cursos do campus. Os planos propostos dividem em módulos o conjunto de disciplinas que fazem parte da grade de cada turma, assim o aluno cursará um menor número de disciplinas ao mesmo tempo. O objetivo desta divisão em módulos é não haver sobrecarga aos estudantes.

No dia 02 de setembro de 2020, esses planos foram apresentados em uma reunião pedagógica com todo o corpo docente e pedagógico do Campus Macaé e, posteriormente, foram avaliados pelos Colegiados/NDE de cada curso e em nova reunião pedagógica.  Após essa série de reuniões, o Campus Macaé definiu o cronograma de APNP para cada curso.

Nos planos aprovados, os cursos semestrais, como o técnico em Segurança do Trabalho e as Engenharias, terão o calendário acadêmico dividido em dois ciclos. As turmas dos cursos técnicos subsequentes de Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrônica e Meio Ambiente e o EJA em Logística terão o calendário acadêmico dividido em três ciclos.

Para as turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio Integrado, foi planejado um módulo inicial no qual serão desenvolvidas 30% da carga horária das disciplinas, mantendo fora desse primeiro módulo a carga horária das disciplinas e conteúdos práticos.

As atividades de acolhimento e ambientação compreenderão palestras com temas diversos e reuniões informativas, para apresentação do planejamento de cada turma e ambientação na plataforma virtual de aprendizagem do IFF. A participação dos estudantes nessas atividades é fundamental, pois além de conhecer o planejamento das disciplinas, eles também aprenderão a utilizar o AVA e as principais ferramentas digitais que serão utilizadas pelos professores nas APNPs.

EXPLICAÇÃO SOBRE AS APNPs

Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP)

As APNPs são atividades de ensino desenvolvidas de forma não presencial e que serão utilizadas enquanto não for possível o retorno às aulas presenciais, em decorrência da excepcionalidade provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Toda a carga horária executada na forma de APNP, em cada turma, será computada para o cumprimento do período letivo.

As APNPs desenvolvidas no Campus Macaé seguirão diretrizes para a realização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) para os cursos presenciais do Instituto Federal Fluminense, aprovada pela Resolução nº 38, de 27 de agosto de 2020.

São consideradas APNPs as relativas:

• À execução dos componentes curriculares;
  • À progressão parcial;
  • À orientação de Trabalho de Conclusão de Curso;
  • À orientação de estágio curricular;
  • Às atividades de Pesquisa e Extensão;
  • A outras atividades de apoio ao Ensino, desde que sejam realizadas de forma não presencial.

Assistência Estudantil

O estudante que não tiver condições psicossociais e de infraestrutura de acesso para acompanhar regularmente as APNP poderá formalizar solicitação de regime especial de acompanhamento das atividades remotas junto ao setor responsável pela Assistência Estudantil do campus.

Pesquisa e Extensão

As atividades de Pesquisa e Extensão deverão ser conduzidas, quando possível, de forma remota, realizando a adequação dos planos de trabalho para atividades que não demandem atendimento presencial, tais como elaboração de relatórios, escrita de artigos científicos, análise de dados, revisão bibliográfica, entre outros.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Atividades Síncronas e Assíncronas

Acompanhamento Pedagógico das APNPs

Comissão Local de Acompanhamento e Gestão das APNPs