CAMPUS MACAÉ

Projetos lançam revista no Campus Macaé

por Assessoria de Comunicação publicado 11/08/2016 14h21, última modificação 11/08/2016 16h20
No dia 17, os projetos de extensão “Ifanzine”, “Em cada conto, um conto” e “Em cada conto, um encanto” realizarão o lançamento da segunda edição da revista “Traços de Memória”, integrando as atividades de comemoração do aniversário do Campus Macaé.
Lançamento da revista Traços de Memória 2

Revista será lançada na semana de comemorações do aniversário do Campus Macaé.

A revista “Traços de Memória 2” traz histórias e relatos coletados durante o ano letivo de 2015, nas turmas de Meio Ambiente e também na turma do Proeja em Eletrotécnica, sendo o destaque desta edição. A parceria contou com rodas de “contação de histórias” durante as aulas, que tiveram o papel de socializar a pesquisa realizada nas famílias e comunidades dos estudantes.

Para a professora de Língua Portuguesa e Literatura do Campus Macaé, Andrea Gomes Barbosa, foi gratificante ouvir depoimentos informando que, por causa da pesquisa proposta, houve um diálogo maior na família. “Os mais novos procurando os mais velhos, os mais velhos puxando da memória as histórias contadas pelos seus avós e pais, e recontando-as aos filhos e netos”, comentou a professora.

Andrea chamou a atenção, ainda, para a multiplicidade de pessoas de diferentes gerações na Educação de Jovens e Adultos, que muitas vezes é deixada de lado no mundo acadêmico e nos projetos de ensino, pesquisa e extensão. “Poder abrir espaço, dar voz a esse grupo, foi muito produtivo, tanto do ponto de vista acadêmico, para alunos e professor, quanto pessoal”, completou.

Com as histórias selecionadas, após processos de transcrição e transcriação, as equipes dos projetos “Em cada canto, um conto”, “Em cada conto, um encanto” e “IFFanzine” deram início às etapas de edição do zine. A escolha de uma revista artesanal como veículo de divulgação de um fazer pedagógico possibilita “brincar” com a linguagem visual, manipulando textos e imagens, de forma prazerosa, sem a preocupação com padrões preestabelecidos.

O Lançamento do zine “Traços de Memória 2” contará com mostra de fanzines adquiridos por meio de troca pelo projeto IFFanzine e zines produzidos por estudantes em oficinas promovidas pelo projeto em escolas das redes públicas da região e campi do IFFluminense. Haverá contação de histórias, apresentações musicais e sessão de autógrafos, em que os estudantes autores do fanzine farão um desenho inédito em cada exemplar distribuído gratuitamente.

Projeto IFanzine

Desde que iniciou suas atividades há 4 anos, o projeto de extensão IFanzine vem promovendo parcerias com inúmeras ações de ensino, pesquisa e extensão. O resultando dessas parcerias é a produção de revistas artesanais, tais como “Café Filosófico”, “Afroindi”, “Zine da Greve”, “Traços de Memória” e a principal revista do projeto, “Peibê”, que reúne estudantes, docentes, pesquisadores e artistas independentes de diversas regiões do país.

O quarto número da revista ganhou, em janeiro deste ano, o troféu Ângelo Agostini na categoria fanzine de quadrinhos. Segundo Alberto de Souza, coordenador do Ifanzine, o projeto traz a articulação com a comunidade estudantil e externa, a partir de convites para realização de oficinas e exposições nas escolas da região e em eventos de ocupação cultural em ruas e praças. “Para nós, é uma chance de promover a extensão de uma forma muito efetiva e prazerosa, pois trazemos para o projeto a essência do que é a fanzinagem, prática de produzir sua própria mídia e promover a autoralidade, a disseminação e troca de saberes de forma solidária, de acordo com o lema ‘faça você mesmo’”, disse o coordenador.

Todos os fanzines produzidos pelo projeto podem ser lidos em arquivo online no blog do Iffanzine.blogspot.com.br

registrado em: , ,