CAMPUS MACAÉ

Notícias

Sustentabilidade

Projeto tem foco no uso eficiente de condicionadores de ar

por Juliana Marinho publicado 06/04/2017 14h42, última modificação 07/04/2017 10h13
Sistema desenvolvido por servidores do Campus Macaé está em fase de implantação e permitirá a ativação e a desativação dos aparelhos de forma automática.
projeto-condicionador-de-ar-1.jpg

Destaque para o sistema que automatiza o funcionamento do aparelho.

 Visando à utilização eficiente dos condicionadores de ar do Campus Macaé, os servidores  Leandro Viana, Gabriel Rocha e Danilo Barcelos, que atuam na Coordenação de Tecnologia da Informação, desenvolveram um protótipo que será capaz de ativar e desativar os equipamentos de forma automática.

 O sistema é constituído de sensores e microcontroladores e encontra-se em fase de implantação nos modelos split. O princípio base é o monitoramento da presença de pessoas e a verificação da temperatura ambiente em um período de tempo determinado, ligando ou desligando os equipamentos a partir de regras pré-estabelecidas no microcontrolador.

 Para andamento do projeto, o próximo passo será a implementação da aferição da temperatura e da umidade nas salas de aula, determinando a temperatura ideal em que o aparelho será ligado. Por meio de sistema web, será possível observar o tempo que o aparelho esteve ligado, calculando o consumo em quilowatt e o gasto de cada condicionador de ar.