CAMPUS MARICÁ

Boas-vindas

Campus Avançado Maricá acolhe os novos estudantes para o ano letivo 2017

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Reitoria publicado 02/05/2017 13h05, última modificação 02/05/2017 13h05
Programação promoveu momentos de integração e descontração entre os estudantes e servidores do campus.
Campus Avançado Maricá acolhe os novos estudantes para o ano letivo 2017

Evento integrou servidores, "veteranos" e novos alunos

A comunidade acadêmica do Campus Avançado Maricá recebeu os novos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações para o ano letivo 2017 com uma programação integradora, informativa e acolhedora, construída por uma comissão que contou com a participação de servidores e do Grêmio Estudantil Arché.

A recepção aos novos alunos contou com as seguintes atividades: apresentação de boas vindas; apresentação dos servidores e suas funções, dos profissionais terceirizados e do Grêmio Estudantil; breves considerações sobre a Rede Federal, o IFFluminense e o Campus Avançado Maricá, ilustradas por vídeos institucional e local; dinâmica integradora com o Grêmio Estudantil, intitulada “Diário de Estudante”; Café Coletivo, com música; apontamentos sobre as questões pedagógicas e da assistência estudantil; Cine Debate; e tarde cultural com jogos e música. O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de março.

Para as representantes do Grêmio Estudantil, Joyce Valentim e Nicole Ferreira, atividades como esta são importantes por promoverem um momento de interação e descontração entre os discentes. “Procuramos elaborar, junto à gestão, uma programação que fizesse os ‘calouros’ se sentirem acolhidos e que, ao mesmo tempo, atendesse aos ‘veteranos’, servidores e demais envolvidos com a dinâmica do Instituto”, afirmam.

As estudantes ressaltam que buscaram incentivar os aspectos culturais e sociais, compondo a programação com práticas interativas, como por exemplo o Cine Debate, que promoveu discussões sobre o filme apresentado Arte da Conquista (2011), o café da manhã coletivo e rodas de conversa conduzidas pelos gremistas, onde os ‘calouros’ expressaram suas expectativas e dúvidas a partir dos relatos dos ‘veteranos’. “Tendo em vista a nossa primeira interação, acreditamos que a boa convivência entre os estudantes tornará o ano letivo agradável e produtivo”, relatam Joyce Valentim e Nicole Ferreira.

A estudante recém-chegada, Maria Fernanda Cunha, aprovou a programação. “As pessoas são super calorosas, receptivas e foram muito legais comigo. A atividade dentro da sala também foi muito divertida. Dizem que aqui é difícil, mas sempre fui uma ótima aluna e espero que esse ano eu continue sendo”, comentou.

O professor e diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Francesco Lugli, destacou a contribuição do Grêmio Estudantil, ator principal das primeiras ações do ano letivo 2017. “É emocionante para mim, que faço parte da implantação do Campus Maricá, constatar que existe uma comunidade de estudantes cuja identidade se fortaleceu nestes dois anos de convivência. Sabemos que todos nós teremos grandes desafios pela frente. Porém, a energia destes dias corrobora em mim a certeza que o efeito deste processo será uma transformação positiva para todos os envolvidos”, ressaltou.

Para a diretora-geral, professora Regiane Costa, “receber novos estudantes é reiterar o nosso compromisso com o ciclo educativo e com os ciclos da vida, é sentir florescer os objetivos institucionais, pois o novo nos traz esperança, nos traz um caminho outro, e isso é possível quando, com alegria, recebemos novos alunos. Além disso, receber, novamente, os estudantes que já estavam conosco nos dá pistas para desconfiar que o tempo nos fez mais parceiros e confidentes daquilo que juntos vivemos e enfrentamos, onde nos percebemos no outro e vice-versa”, afirma.

“Assim, seguimos e pretendemos seguir, ampliando as nossas ações, ofertando mais espaços-tempos formativos, alicerçando os nossos princípios. Rumo aos novos caminhos, agradeço aos servidores, aos trabalhadores terceirizados, à equipe gestora e ao Grêmio Estudantil pela dedicação e compromisso em acolher os novos estudantes”, concluiu Regiane.