CAMPUS MARICÁ

Notícias

Campus Avançado Maricá marca presença na Mostra de Extensão com apresentação de trabalhos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/10/2016 14h07, última modificação 24/10/2016 13h33
Estudantes e servidores participaram da Mostra de Extensão e Pós-Graduação IFF, Uenf, UFF, que aconteceu de 18 a 21 de outubro, em Campos-RJ. O evento fez parte da XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Campus Avançado Maricá marca presença na Mostra de Extensão com apresentação de trabalhos

Estudantes e servidores na Mostra de Extensão 2016.

 O Campus Avançado Maricá participou da VIII Mostra de Extensão IFF, Uenf, UFF, realizada na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos dos Goytacazes-RJ, na terça-feira, 18 de outubro de 2016. O evento faz parte da XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que traz, neste ano, a temática central “Ciência – Alimentando o Brasil”, com a problemática “Você tem fome de quê?”.

 De acordo com a diretora-geral do campus, Regiane de Souza Costa, compartilhando tal questão, os estudantes e servidores de Maricá circularam saberes e experiências construídos em seus projetos e programas de extensão, ecoando a relevância do diálogo com a comunidade maricaense. “Reforçamos que temos fome de uma Educação Pública de qualidade, com a garantia de recursos que sustentem o tripé ensino-pesquisa-extensão e o potencial da Educação Profissional para a formação humanística, técnica, crítica, estética, cultural, social, ambiental e política dos nossos estudantes. Participar deste evento é reafirmar tais princípios e propósitos”, destaca.

 Ao todo, 28 servidores e estudantes participaram do evento. Entre eles, a bolsista Sarah Victória Brasil Lindgren, que apresentou o projeto Mobile Learning: a aprendizagem da língua inglesa através de aplicativos educacionais.

 “Esse foi um dia muito interessante e também importante. Interessante, pois, ao apresentarmos nosso projeto e assistirmos aos outros, trocamos informações e conhecimentos para melhorar a vida da população dos municípios dos respectivos bolsistas e coordenadores. E importante porque acredito que esse evento acrescentou grandes quesitos na minha vida acadêmica e [futura] profissional, como a experiência de falar em público”, ressalta Sarah, acrescentando que seu objetivo é continuar trabalhando no projeto “para trazer o uso dos dispositivos móveis para as salas de aula de Maricá e também, claro, voltar ano que vem para exibirmos nosso progresso”.

 De acordo com o coordenador de Extensão e Cultura do campus, Emerson Brum Bittencourt, a participação em um evento multi institucional possibilita aos alunos vivenciarem um espaço de trocas e amadurecimento acadêmico. “Este fato torna-se ainda mais significativo quando falamos de projetos/programas de extensão, em que a experiência compartilhada possibilita desdobramentos e novos olhares. Tenho certeza de que contatos foram trocados e parcerias construídas e reafirmadas, ao mesmo tempo em que reconhecemos o nível de excelência acadêmica de nossos trabalhos e desenvoltura de nossos alunos”, acredita.

 A direção-geral do campus também destacou a dedicação e intervenções extensionistas dos coordenadores e bolsistas, mediadas junto à comunidade acadêmica e à comunidade maricaense. Os projetos apresentados foram:

 

Projetos de Extensão

Título

Bolsista(s)

Coordenador(a)

Hidroponia, compostagem e psicultura: uma relação sustentável no contexto da politecnia

Marcella Teixeira Guedes

André Felipe Figueira Coelho

O ensino de Geografia em questão: diálogos com as redes públicas de Maricá

Lucas Santos da Costa

Mendel César Oliveira Aleluia

Divulgação do patrimônio local e da pesquisa através da Wikipédia: o uso de tecnologias educacionais na multiplicação do conhecimento

Tiago Santos da Costa

Fernanda Lima Rabelo

Corpo, meu se inteiro e único: circulando saberes e sentidos em corporeidade

Julia Lopes de Souza

Regiane de Souza Costa

Mobile Learning: a aprendizagem da língua inglesa através de aplicativos educacionais

Sarah Victória Brasil Lindgren

Milena Ferreira de Figueiredo

Thamiris Oliveira de Araújo

IFFcast: questões ambientais discutidas através da produção de conteúdo digital em podcast

Nicole Letelba Carvalho Ferreira

Emerson Brum Bittencourt

Geoprocessamento e análise espacial aplicados à gestão da informação na administração pública municipal

Juan Carlos Muniz Reis

Lucas Marins Ribeiro

Patricia Feitosa Souza Frenkel

Cine Clube Maricá

Alice de Araújo Ferreira

Gabriel Gonçalves da Silva

Programas de Extensão

NEABI/Campus Avançado Maricá – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

Vitória Machado Carneiro

Giullia Araujo da Costa

Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro

Centro de Memória IFF – Campus Avançado Maricá

Helen Carolina Ferreira Morais

Raphael Santiago Lopes Ribeiro

Fernando Gil Portela Vieira

Núcleo de Gênero Além da palavra

Eloise Marie Deniau

Joyce dos Santos Roberto Valentim

Leonardo José Lopes

 

Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Reitoria