CAMPUS MARICÁ

Campus Avançado Maricá marca presença na Mostra de Extensão com apresentação de trabalhos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/10/2016 14h07, última modificação 24/10/2016 13h33
Estudantes e servidores participaram da Mostra de Extensão e Pós-Graduação IFF, Uenf, UFF, que aconteceu de 18 a 21 de outubro, em Campos-RJ. O evento fez parte da XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Estudantes e servidores na Mostra de Extensão 2016.

O Campus Avançado Maricá participou da VIII Mostra de Extensão IFF, Uenf, UFF, realizada na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos dos Goytacazes-RJ, na terça-feira, 18 de outubro de 2016. O evento faz parte da XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que traz, neste ano, a temática central “Ciência – Alimentando o Brasil”, com a problemática “Você tem fome de quê?”.

De acordo com a diretora-geral do campus, Regiane de Souza Costa, compartilhando tal questão, os estudantes e servidores de Maricá circularam saberes e experiências construídos em seus projetos e programas de extensão, ecoando a relevância do diálogo com a comunidade maricaense. “Reforçamos que temos fome de uma Educação Pública de qualidade, com a garantia de recursos que sustentem o tripé ensino-pesquisa-extensão e o potencial da Educação Profissional para a formação humanística, técnica, crítica, estética, cultural, social, ambiental e política dos nossos estudantes. Participar deste evento é reafirmar tais princípios e propósitos”, destaca.

Ao todo, 28 servidores e estudantes participaram do evento. Entre eles, a bolsista Sarah Victória Brasil Lindgren, que apresentou o projeto Mobile Learning: a aprendizagem da língua inglesa através de aplicativos educacionais.

“Esse foi um dia muito interessante e também importante. Interessante, pois, ao apresentarmos nosso projeto e assistirmos aos outros, trocamos informações e conhecimentos para melhorar a vida da população dos municípios dos respectivos bolsistas e coordenadores. E importante porque acredito que esse evento acrescentou grandes quesitos na minha vida acadêmica e [futura] profissional, como a experiência de falar em público”, ressalta Sarah, acrescentando que seu objetivo é continuar trabalhando no projeto “para trazer o uso dos dispositivos móveis para as salas de aula de Maricá e também, claro, voltar ano que vem para exibirmos nosso progresso”.

De acordo com o coordenador de Extensão e Cultura do campus, Emerson Brum Bittencourt, a participação em um evento multi institucional possibilita aos alunos vivenciarem um espaço de trocas e amadurecimento acadêmico. “Este fato torna-se ainda mais significativo quando falamos de projetos/programas de extensão, em que a experiência compartilhada possibilita desdobramentos e novos olhares. Tenho certeza de que contatos foram trocados e parcerias construídas e reafirmadas, ao mesmo tempo em que reconhecemos o nível de excelência acadêmica de nossos trabalhos e desenvoltura de nossos alunos”, acredita.

A direção-geral do campus também destacou a dedicação e intervenções extensionistas dos coordenadores e bolsistas, mediadas junto à comunidade acadêmica e à comunidade maricaense. Os projetos apresentados foram:

Projetos de Extensão

Bolsista(s)

Coordenador(a)

Hidroponia, compostagem e psicultura: uma relação sustentável no contexto da politecnia

Marcella Teixeira Guedes

André Felipe Figueira Coelho

O ensino de Geografia em questão: diálogos com as redes públicas de Maricá

Lucas Santos da Costa

Mendel César Oliveira Aleluia

Divulgação do patrimônio local e da pesquisa através da Wikipédia: o uso de tecnologias educacionais na multiplicação do conhecimento

Tiago Santos da Costa