CAMPUS MARICÁ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Maricá > Notícias > Campus Avançado Maricá participa da Jornada Jovens Talentos

Notícias

Campus Avançado Maricá participa da Jornada Jovens Talentos

Iniciação Científica

Evento, realizado no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, contou com a apresentação de 14 projetos do Campus Maricá.
por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Reitoria publicado 19/12/2017 13h13, última modificação 20/12/2017 09h01
Exibir carrossel de imagens 16 bolsistas e seus professores orientadores apresentaram seus projetos

16 bolsistas e seus professores orientadores apresentaram seus projetos

 Estudantes e professores do Campus Avançado Maricá participaram da VIII Jornada Jovens Talentos, realizada no último dia 06 de dezembro. Na ocasião, foram apresentadas as produções acadêmicas relacionadas ao Programa, que integra o Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

 Este ano, as apresentações da oitava edição da Jornada do Programa Jovens Talentos, que oferece bolsas de pré-iniciação científica para estudantes do Ensino Médio em escolas de todo o Estado do Rio de Janeiro, dentre eles os Institutos Federais, foi dividida em dois locais: o Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro e o Campus Santo Antônio de Pádua do IFFluminense.

 O Planetário abrigou, no Auditório Sérgio Menge, mais de 200 bolsistas, com apresentação de pôsteres, contando com um público com 366 estudantes, no total. O Campus Avançado Maricá foi representado por 16 bolsistas e seus professores orientadores de 14 projetos aprovados.

 A abertura do evento, realizada na cúpula do Planetário da Gávea, contou com a participação do presidente da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj, Carlos Eduardo Bielschowsky, do diretor do Planetário, Nelson Furtado, e dos coordenadores do Programa Jovens Talentos, Jorge Belizário e Vera Medeiros.

 A Jornada Jovens Talentos, cujo objetivo central é favorecer a circulação das produções acadêmicas, desdobrou a temática da crise orçamentária, discutindo a importância do incentivo à pesquisa e as suas interfaces nos processos formativos escolares. Pautou-se, também, a necessidade do crescimento das patentes no Brasil como forma de independência e soberania tecnológica.

 “Não podemos deixar que essa situação venha a fazer com que, mais uma vez, nos curvemos  e deixemos a Jornada não ser realizada, não podemos esmorecer em hipótese alguma”, desabafou o coordenador do Programa, Jorge Belizário.

 O coordenador de Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação do Campus Avançado Maricá, André Felipe Figueira Coelho, destacou que “o Programa Jovens Talentos é de grande importância para o incentivo do desenvolvimento da ciência e do espírito investigador das novas gerações no Estado do Rio de Janeiro, especialmente em localidades do interior”.