CAMPUS MARICÁ

Cultura em debate

Campus Avançado Maricá realizou a I Semana de Pesquisa, Extensão e Cultura

por Comunicação Social do Campus publicado 21/10/2016 16h25, última modificação 24/10/2016 15h19
A I Sepec contou com oficinas, mesas-redondas, esquetes, peças teatrais e apresentações de trabalhos de pesquisa e extensão.
Demonstrações de Karatê fizeram parte da programação do Evento.

O Campus Avançado Maricá realizou a I Semana de Pesquisa, Extensão e Cultura (Sepec) entre os dias 10 e 14 de outubro de 2016. Mediando atividades como apresentação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, intervenções culturais, esquetes, oficinas e palestras, a I Sepec teve como objetivo principal integrar os saberes vivenciados e construídos no campus, possibilitando momentos de aprendizado e experiência, a partir de ações realizadas pela comunidade acadêmica. O evento também contou com Rodas de Conversa, para a exibição de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, demonstrações de karatê com o Grupo ARJKS, do Núcleo CIEP 259, de Maricá, e apresentações do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

No desenvolvimento da programação, a participação dos demais campi do IFFluminense foi realizada com sucesso: as atividades foram permeadas com oficinas e esquetes do IV Festival de Esquetes do IFFluminense (Fesquiff); com apresentações dos grupos de teatro Lacraia's Produções, de Maricá, e Nós do Teatro, do Campus Campos Centro; e com realização das oficinas de Barrinhas de Cereais, com Emily Oliveira, do Campus Bom Jesus do Itabapoana, e de Prática Corporal em Teatro-dança, com Manuela Nogueira, do Campus Cambuci, entre outros.

O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Franceso Lugli, avaliou positivamente a primeira edição do evento. "A comissão organizadora, auxiliada por servidores e alunos voluntários, conseguiu enfrentar bem o desafio desse evento articulado em quatro tardes. Foi nosso primeiro evento deste tamanho, e, mesmo não contando com um espaço físico amplo, conseguimos adaptar a programação e as atividades à area disponível. Os desafios são muitos, e claro que há possibilidade de melhorias, mas eu termino essa experiência com a sensação de dever cumprido, de ter escrito mais algumas palavras na história do nosso campus, sempre nesse processo de melhoramento contínuo", afirma.

O alunado também aprovou a realização do evento, que teve como um dos objetivos dar protagonismo aos estudantes no compartilhamento de experiências e saberes. Estudante do primeiro ano e bolsista de pesquisa, Lucas Moura agradece pela experiência e diz que é "gratificante ver que há pessoas esforçadas que trabalham em favor de uma causa maior e que não necessariamente se encaixam dentro da causa. Parabenizo a todos os envolvidos".

Clique na imagem acima para acessar a galeria de fotos.