CAMPUS MARICÁ

Notícias

Nova Gestão

Campus realiza cerimônia de posse da nova equipe gestora

por Comunicação Social do campus Avançado Maricá com Reitoria publicado 24/05/2016 17h40, última modificação 06/06/2016 18h38
O campus Avançado Maricá realizou a cerimônia de posse da diretora geral, a professora Regiane de Souza Costa, e da nova equipe gestora da unidade, no dia 17 de maio de 2016.
Campus realiza cerimônia de posse da nova equipe gestora

Regiane de Souza Costa durante seu discurso de posse.

 Regiane foi eleita pela comunidade interna, em março deste ano, durante o primeiro processo de consulta eleitoral realizado no campus Avançado Marica, unidade do IFFluminense inaugurada em fevereiro de 2015.

 Em seu discurso, ressaltou que "a escola pulsa a vida e, por esse motivo, precisamos celebrá-la com todos aqueles que tornam possível a sua existência, reinventando-a, cotidianamente, visando enfrentar os desafios produzidos pela educação pública. Falar de escola pública, no contexto atual, é reafirmar um compromisso político e institucional; é reivindicar a escola pública que vibra os movimentos sociais; que media a capacidade criadora, crítica e estética; que problematiza as nossas questões e emergências sociais; que fomenta a diversidade de expressão e manifestações culturais; que zela pela diferença; que reconfigura o mundo do trabalho; e que 'inventa a contra mola que resiste'”. Regiane convocou todos a saudar e militar na escola pública “pautada em processos formativos democráticos, coletivos, visando à mediação de um conhecimento problematizado, que ousa em ressignificar os territórios do pensar, do sentir e do agir”.

 A diretora geral, que é natural de Maricá, é professora de Educação Física e atua no IFFluminense há um ano e quatro meses. “Traduzo, brevemente, a emoção vivida durante a cerimônia com cada detalhe da ornamentação, das músicas cantadas e tocadas pelos estudantes, das homenagens, dos olhares, dos sorrisos, das palavras, enfim, de um conjunto de ações, cujo principal traço foi o olhar coletivo. Certamente, um momento onde rememoramos a nossa trajetória, refletimos sobre os passos dados e reafirmamos o nosso compromisso com a escola pública, no movimento de pensar que os desafios do presente precisam ser transformados em outros desafios, para que não percamos a nossa capacidade de tentar", disse.

 Durante a cerimônia, estiveram presentes estudantes, seus pais e responsáveis, servidores, diretores gerais dos campi do IFFluminense e a equipe gestora da Reitoria, com a presença do reitor, Jefferson Manhães de Azevedo. Também marcaram presença, representantes da Prefeitura Municipal, parceira do IFFluminense no projeto de construção do campus.

 De acordo com o estudante Leonardo Lobão Legentil Filho, “Regiane sempre foi uma pessoa super alto astral e além de nossa professora, é nossa amiga. Acho que agora ela está vivendo um dos melhores momentos da sua carreira“. O estudante William dos Santos Sousa, que participou da atração musical da cerimônia, destacou a importância do trabalho realizado pela diretora eleita desde o início da implantação do campus Avançado Maricá. “Acredito que ela vem fazendo e ainda fará muito por nossa escola”.

 O servidor técnico-administrativo, Gabriel Gonçalves da Silva, que participou da organização do evento, destacou o momento como histórico. “Acredito que o fato de ver uma mulher que foi nascida e criada em Maricá, se tornar diretora de um Instituto Federal, seja um motivo de muito orgulho para a cidade".

 Currículo: Regiane é licenciada em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Ciências, área de estudo Educação e Sociedade, área de concentração em Educação Agrícola, também pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ).

 

Comunicação Social do campus Avançado Maricá com Reitoria