CAMPUS MARICÁ

Em festa, Maricá inaugura campus do IFFluminense

por admin publicado 06/03/2015 19h15, última modificação 15/12/2017 15h58
A sede provisória do campus Avançado Maricá foi inaugurada na tarde da última terça-feira, 03 de março de 2015. Cerca de 100 alunos já inciaram o ano letivo.

Em clima de celebração e emoção, a Prefeitura Municipal de Maricá e o Instituto Federal Fluminense inauguraram formalmente a sede provisória do campus Avançado Maricá, que ofertará o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio no Eixo de Infraestrutura.

A parceria perfeita entre o poder público municipal e federal culminou nesse momento de festa em que o resultado do esforço de várias pessoas convergiu para a concretização da primeira escola federal de ensino técnico do município.

“Parcerias como essa têm revolucionado, nesses últimos anos, a educação profissional deste país. É preciso marcar e demarcar esse momento da história. A expansão da Rede Federal significa que a juventude e o interior do país têm acesso à educação de qualidade. Essa Rede, que antes tinha 140 unidades, hoje está presente em todos os estados brasileiros, em 562 municípios. Algo inimaginável. E, a partir de hoje, a juventude e os trabalhadores de Maricá terão acesso à mais bem sucedida experiência de educação pública do Brasil”, declarou o reitor do IFFluminense, Luiz Augusto Caldas Pereira.

A inauguração foi marcada pela presença da comunidade, políticos locais, representantes do governo municipal, servidores e gestores do IFFluminense. Os alunos, claro, também marcaram presença e foram representados pela jovem Silvia Miguêz de Siqueira Braga, de 15 anos. Ela foi convidada a integrar a mesa de autoridades e ajudou a descerrar a placa ao lado do reitor do IFF e do prefeito, Washington Luiz Cardoso Siqueira.

“Estou muito emocionada. Deixei de fazer Engenharia Civil para entrar para o IFF, pois sempre sonhei em estudar em uma escola federal. Espero me qualificar para exercer a minha futura profissão”, diz a jovem.

Com voz embargada de emoção, o diretor da unidade, César Dias, relembrou que a chegada do Instituto no município é fruto do trabalho de anos e que envolveu muitas pessoas, incluindo os novos servidores que têm se dedicado às atividades do campus.

“Queria agradecer às pessoas que colaboraram para que esse campus fosse possível e também àquelas que estão construindo esse projeto. É impressionante como as forças se somaram e congregaram para que hoje estivéssemos aqui. Nada comove mais do que ver os alunos entrarem nessa escola com brilho nos olhos por aquilo que estamos implantando”, disse emocionado.

O prefeito de Maricá, Washington Luiz, destacou o papel da educação. “Precisamos de uma educação que inclua o povo e o faça agente de transformação”, disse. “Neste ano, vocês (alunos) estudarão aqui na sede provisória, mas, ano que vem, estarão no campus com uma estrutura de qualidade e equipamentos de ponta”, complementou se referindo às obras da unidade que estão sendo realizadas.

Servidores do campus Maricá

(Servidores do IFF campus Maricá)

Saiba Mais: O campus Avançado Maricá teve oferta, inicialmente, de 68 vagas para o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio no Eixo de Infraestrutura. Mas a unidade também vai contar com 70 estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Edificações, oriundos da rede municipal.

As instalações definitivas da unidade estão sendo construídas em uma área de 42 mil m², que fica às margens da RJ-114, em Maricá. O local vai contar com sete prédios de dois pavimentos, sendo um para laboratórios, e 20 salas de aula.

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 06/03/15)