CAMPUS MARICÁ

Miniempresa do Campus Avançado Maricá conquista 3.º lugar em torneio

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Reitoria publicado 09/08/2017 14h43, última modificação 14/08/2017 17h38
O resultado foi obtido pela Max Enterprise durante participação no M.E.S.E., um jogo que simula uma experiência real do mundo empresarial.
Miniempresa do Campus Avançado Maricá conquista 3.º lugar em torneio

Estudantes durante participação no Torneio M.E.S.E. 2017

A miniempresa do Campus Avançado Maricá, Max Enterprise S.A./E., que faz parte do Programa Miniempresa 2017, um projeto de empreendedorismo para jovens do Ensino Médio, oferecido pela ONG Junior Achievement, conquistou a 3.º colocação no Torneio M.E.S.E. 2017 (Management and Economics Simulation Exercise).

Realizado no dia 22 de julho, no Rio de Janeiro, o torneio reuniu 15 miniempresas para um jogo que simula uma experiência real do mundo empresarial, possibilitando aos jovens operar suas próprias empresas em um ambiente que reproduz o mercado de negócios.

A coordenadora do Programa Miniempresa no Campus Avançado Maricá e professora de Filosofia, Elane Maria Farias de Carvalho, destaca que, para primeira participação em eventos como este, o resultado dos estudantes foi excelente. “Estamos todos orgulhosos e felizes por essa conquista! Parabéns aos nossos alunos que participaram do M.E.S.E. e a todos os outros que tanto empenho e esforço têm demonstrado para levar à frente essa experiência da Max Enterprise”, ressalta Elane, agradecendo o apoio da Junior Achievement, da gestão, servidores e funcionários do campus.

Um dos colaboradores do projeto no campus, o servidor Célio Nogueira, diz ser um privilégio apoiar a miniempresa, "pois oportuniza o compartilhamento de experiências como gestor e empreendedor, além do contato que será muito bom com os estudantes", ressalta, acrescentando que "a dimensão do projeto é muito grandiosa e a nossa vontade de ajudar a todos também. Estamos vivenciando esse momento único para todos eles, que estão adquirindo tanta experiência, de forma prática, como foi no M.E.S.E ".

Para o aluno Lucas Moura, presidente da Max Enterprise, a participação no torneio foi uma experiência única. “De início foi um pouco confuso lidar com tanta informação nova e ter que pôr em prática tão cedo, porém, no decorrer da competição, ficou mais fácil e conseguimos entender melhor como funcionava. Foi uma experiência ótima conhecer um pouco mais do mundo empresarial”, afirma.

Outra aluna que se destacou no torneio foi Nicole Letelba, que atua como diretora de Marketing da miniempresa. “Participar do M.E.S.E. foi uma experiência inesquecível. A integração dos organizadores e a transposição de conhecimento nos possibilitou ampliar nossa visão empreendedora e ter uma noção real/funcional do mercado de trabalho, diante da rapidez que é necessária para a tomada das decisões. Além disso, contribuiu para nossa formação enquanto profissionais da área técnica.”

O desafio para a Max Enterprise S.A./E. segue com a participação dos estudantes empreendedores na Feira das Miniempresas, que será realizada no dia 12 de agosto, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e terminará em setembro com a formatura e premiação dos estudantes e da miniempresa campeã no ano de 2017, também no Rio de Janeiro.

Sobre o projeto – o Campus Avançado Maricá está participando, desde maio deste ano, do Programa Miniempresa 2017, um projeto de empreendedorismo para jovens do Ensino Médio, oferecido pela Junior Achievement, uma ONG internacional de educação prática em economia e negócios. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.

O projeto, acompanhado por servidores voluntários, atua nas áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção. No Programa, são abordados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário. Os jovens elegem presidente e diretores a fim de administrar uma empresa, produzindo, avaliando a qualidade e criando estratégias de venda do produto.

O Programa Miniempresa tem o objetivo de estimular o espírito empreendedor nos alunos (achievers), exercitando a fundação de uma miniempresa e a elaboração de um produto confeccionado pelos mesmos para venda no município de Maricá. O produto da Max Enterprise S.A./E. chama-se Flex - O cadarço do futuro. São cadarços elásticos e anatômicos, que se ajustam ao sapato/tênis, sendo práticos, pois uma vez colocados não precisam ser amarrados como os cadarços convencionais.