CAMPUS MARICÁ

Participantes do Programa Professores para o Futuro realizam palestra em Maricá

por Comunicação Social do campus Avançado Maricá com Reitoria publicado 30/05/2016 10h16, última modificação 30/05/2016 10h16
A palestra e o minicurso sobre novos ambientes educacionais e metodologias participativas contou com a participação de servidores do campus e da rede municipal.
Professores falam sobre a capacitação na Finlândia.jpg

Daniel Coelho e Hilton Galvão falaram sobre capacitação na Finlândia

Durante o evento, realizado no dia 11 de maio, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), os professores Daniel Coelho e Hilton Galvão, do campus Bom Jesus do Itabapoana, transmitiram um pouco do conhecimento e experiência adquiridos durante a participação no programa de capacitação do MEC, Vocational Educational Teachers (VET) - Professores para o Futuro, realizado na Finlândia, em 2014.

Os professores fizeram uma explanação sobre o funcionamento do Sistema Educacional da Finlândia e sobre o estágio realizado na TAMKE University, onde puderam ter contato com experiências, ambientes e metodologias utilizadas no país. Após este primeiro momento, iniciou-se um minicurso sobre metodologias participativas, com a organização de exemplos de atividades que podem ser realizadas em sala de aula, na prática cotidiana docente.

O professor Daniel Coelho destacou que a capacitação na Finlândia, considerado um país com excelência educacional, foi importante para sua formação e fez toda a diferença em sua prática pedagógica.

“Conhecer o outro lado da didática, ferramentas inovadoras, ações e modelos que trabalham o indivíduo completamente, nos deu mais esperança em poder fazer diferente, repensar nossa prática pedagógica. Nosso papel como VET (Vocational Educational Teachers - Professores para o Futuro) é esse: compartilhar, difundir, fazer a diferença. Entendo que todos devem e podem fazer diferente, e esse programa nos ajudou bastante", conta o professor.

O professor Hilton ressaltou a importância do compartilhamento e da troca de experiências com os servidores do município e do campus Avançado Maricá. “Os Institutos Federais devem atuar, de fato, em parceria com a comunidade local, seja com os setores públicos ou com os setores privados, fazendo com que os professores e estudantes tragam problemas reais para serem discutidos no ambiente de ensino-aprendizagem, construindo juntos o conhecimento, e utilizando as metodologias participativas e as ferramentas tecnológicas que conhecemos na Finlândia", afirma.

A diretora do campus Avançado Maricá, Regiane Costa, disse que este movimento de circulação de experiências contribui para o conhecimento em rede. “Avaliamos como relevante o espaço-tempo de discussão, que, certamente, impulsionará algumas reflexões sobre a realidade finlandesa, num exercício não de comparar ou desejar implementar projetos outros na educação brasileira, mas ampliar o repertório de possíveis ações e desdobrar sentidos para a análise do nosso cenário nacional”, finalizou a diretora.

Comunicação Social do campus Avançado Maricá com Reitoria