CAMPUS MARICÁ

Cooperação

Prefeitura de Maricá e IFFluminense reafirmam parceria

por Comunicação Social da Reitoria publicado 08/02/2017 15h14, última modificação 09/02/2017 16h47
Termo Aditivo assinado na tarde desta terça-feira, 07, renova o período de vigência do Convênio de Cooperação Técnica entre as duas instituições para a conclusão das obras da sede definitiva do Campus Avançado Maricá.
Prefeitura de Maricá e IFFluminense renovam parceria

Assinatura do Termo aditivo ao Convênio de Cooperação Técnica entre IFF e Prefeitura de Maricá (foto: João Henrique / Maricá Info).

A Prefeitura Municipal de Maricá, na região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, e o Instituto Federal Fluminense assinaram a renovação do Convênio de Cooperação Técnica entre as duas instituições na tarde desta terça-feira, 07 de fevereiro de 2017, na sede das futuras instalações do IFF Maricá, no bairro de Ubatiba. O Termo Aditivo prorroga o período de vigência para a execução e conclusão das obras da sede definitiva do Campus Avançado Maricá, que está sendo construída em uma área de 42 mil m², às margens da RJ-114, contando com um complexo de sete prédios para laboratórios e salas de aula, para atendimento a até 1.400 alunos (veja fotos das obras).

A assinatura do Termo contou com a presença do prefeito, Fabiano Horta, do vice-prefeito, Marcos Ribeiro, secretários e vereadores, além da equipe do IFFluminense. Na ocasião, os presentes fizeram uma visita às obras. “Acreditamos na educação como forma de transformação da sociedade como um todo”, comentou Fabiano.

Para o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, a cerimônia foi muito significativa. “As obras estão avançando, e a previsão de entrega é para dezembro deste ano. O Instituto Federal e o hospital municipal são as prioridades do município”, ressaltou.

O Campus Avançado Maricá começou suas atividades administrativas em dezembro de 2014, em uma sede provisória cedida pela Prefeitura, que também é a responsável pela infraestrutura do local. Dois meses depois, recebeu seus primeiros estudantes para o início do ano letivo, em fevereiro de 2015. Atualmente, a unidade oferta o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações para 164 alunos; e o Curso de Formação Inicial e Continuada em Pedreiro de Alvenaria para 17 estudantes; conta, ainda, com 48 servidores, entre técnico-administrativos e professores.

“O Campus Avançado Maricá, na data de hoje, deu um importante passo para a sua consolidação no município, reafirmando as suas experiências construídas pelos estudantes e servidores nestes dois anos de desafios, perseverança e expectativas”, destacou Regiane Costa, diretora-geral do campus. “Renovar o Convênio, através de Termo Aditivo, vai além de trâmite jurídico. Possibilita que as nossas ações formativas ganhem novos espaços-tempos, cidadãos maricaenses e cidadãos de municípios vizinhos, contribuindo para as discussões sobre o mundo do trabalho, a educação profissional e a formação integral, traduzindo a potencialidade da nossa Instituição. Renovar o Convênio é reiterar que temos muitos passos a dar, com a certeza de que precisamos e precisaremos do fortalecimento da parceria entre a comunidade acadêmica do IFFluminense, a comunidade maricaense e a Prefeitura Municipal de Maricá”, acrescentou.

Comunicação Social da Reitoria com Comunicação da Prefeitura de Maricá