CAMPUS MARICÁ

Professora do Campus Maricá tem artigo premiado em Conferência Internacional

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Reitoria publicado 04/09/2017 12h25, última modificação 06/09/2017 11h00
O trabalho é fruto de um estudo de caso sobre a utilização de aplicativos educacionais em sala de aula.
Professora do Campus Maricá tem artigo premiado em Conferência Internacional

A professora Thamiris durante premiação do seu artigo

A professora de Língua Inglesa do Campus Avançado Maricá, Thamiris Oliveira de Araújo, teve um artigo premiado na Internacional Conference on Education Teaching & Technology (EduTeach2017), realizada em Toronto, no Canadá. O trabalho foi premiado na categoria estudante, entre doutorandos e mestrandos.

O evento reuniu representantes de diversos países como EUA, Iran, Romênia, África do Sul, Alemanha, Coréia do Sul, Malásia, Taiwan, Reino Unido, Japão, Hong Kong, China, Índia, Austrália, Canadá, Uganda, Turquia, Kenia, dentre outros, de 29 a 30 de julho deste ano.

O artigo intitulado The use of apps as complementary tools in teaching English as a foreign language at a public school in Brazil (Tradução: O uso de aplicativos como recursos complementários para o ensino de inglês como língua estrangeira em uma escola pública brasileira), trata de um estudo de caso desenvolvido com as turmas de primeiro ano do IFF - Campus Avançado Maricá, que foram incentivadas pela professora a utilizar três aplicativos educacionais: Edmodo, Duolingo e Quizlet. Segundo os dados da pesquisa obtidos por meio de um questionário, a maioria dos estudantes aprovou os aplicativos como proposta metodológica, sinalizando que preferem fazer atividades online como atividade para casa.

Para a professora, a participação em um evento internacional foi uma excelente oportunidade de aprendizagem. “Além de divulgar a pesquisa que venho desenvolvendo no Instituto, pude me familiarizar com diferentes práticas que estão em desenvolvimento na área de educação e tecnologia em diversos lugares do mundo. Voltei com muitas ideias para aplicar na minha pesquisa e prática pedagógica”, destaca Thamiris.

Sobre o exercício contínuo e dinâmico de repensar a prática pedagógica, por meio da ação/reflexão/ação, associando-a ao tripé formativo defendido pelo IFFluminense – Ensino, Pesquisa e Extensão – Thamiris destaca que “receber esse prêmio de melhor apresentação na categoria estudante foi muito gratificante, além de ser um respaldo sobre o valor do professor-pesquisador que investiga sua própria prática pedagógica. Agradeço aos meus estudantes do Campus Avançado Maricá por aceitarem participar dessa pesquisa”.

A premiação do trabalho da professora Thamiris é fruto de seus estudos de doutorado, mas também de um conjunto de ações formativas realizadas no Campus Maricá, que incluem o Projeto de Pesquisa “Mobile learning: um estudo sobre o uso de aplicativos educacionais para ensinar e aprender inglês”, que analisa aplicativos educacionais e investiga as potencialidades pedagógicas dos dispositivos móveis; o Projeto de Extensão “App English at Enem: o ensino-aprendizagem da língua inglesa através de dispositivos móveis”, que está desenvolvendo um aplicativo voltado para o usuário que optar pela língua inglesa no Enem; além das aulas de Inglês.