CAMPUS MARICÁ

Projetos serão desenvolvidos no campus

por admin publicado 27/04/2015 19h10, última modificação 15/12/2017 15h58
Servidores e estudantes do campus Avançado Maricá participam de 13 projetos de Extensão e de Pesquisa a serem desenvolvidos no ano letivo de 2015.

Os primeiros projetos de Extensão do campus Avançado Maricá foram selecionados por meio de edital interno do IFFluminense. A seleção contemplou cinco propostas com temáticas variadas como cultura corporal, práticas educacionais e utilização de tecnologias, cinema, piscicultura e formação de docentes. Dos 67 estudantes inscritos para as bolsas de extensão ofertadas, cinco foram selecionados, entre eles, a aluna Julia Lopes. Julia será bolsista do projeto “Corpo, meu ser inteiro e único: movimentos e diálogos” e está ansiosa.

“Eu espero que seja uma experiência produtiva, que eu possa ter vivência em diferentes tipos de atividades físicas, aprender sobre o meu corpo e suas demonstrações. Acredito que o projeto vai me ajudar a adquirir conhecimentos gerais que auxiliarão na minha formação acadêmica e na vida”, destaca a estudante, que pretende guardar o dinheiro da bolsa para projetos futuros, como uma faculdade.

Conheça abaixo os projetos de Extensão:

Corpo, meu ser inteiro e único: movimentos e diálogos Coord.: Regiane de Souza Costa. Bolsista: Julia Lopes de Souza.
Divulgação do patrimônio local e pesquisa através da wikipédia: o uso de tecnologias educacionais na multiplicação do conhecimento  Coord.: Fernanda Lima Rabelo. Bolsista:Tiago Santos da Costa.

Cine Debate em Maricá

Coord.: Daniela Garcia Bueno.

Bolsista: Joyce dos Santos Roberto Valentim.

Hidroponia, compostagem e pisicultura: uma relação sustentável no contexto da politecnia

Coord.: André Felipe Figueira Coelho.

Bolsista: Marcella Teixeira Guedes.

O ensino de Geografia em questão: diálogos com as redes públicas de Maricá

Coord.: Mendel César Oliveira Aleluia.

Bolsista: Lucas Santos da Costa.

Os projetos de Extensão contribuem com a formação humanística e cidadã do estudante, aproximando seus conhecimentos teóricos das realidades sociais e estimulando a busca por novos conhecimentos. Assim também são os projetos de Pesquisa que possibilitam o desenvolvimento do saber científico, o descobrimento de soluções e inovações, permitindo uma articulação com o Ensino e a Extensão.

O campus Avançado Maricá teve oito projetos de Pesquisa selecionados no Programa Jovens Talentos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). As pesquisas envolverão 14 estudantes selecionados como bolsistas. Os temas abordados serão: raça e etnia, ensino de matemática, práticas docentes, ciências em desenhos animados, cultura corporal, cultura indígena, aplicativos educacionais e sustentabilidade.

“Teremos, certamente, muitas experiências para compartilhar nos processos formativos que serão mediados pelos projetos, reafirmando o compromisso da nossa instituição com o ensino, a pesquisa e a extensão. Agradecemos aos discentes que se candidataram às bolsas, aos professores coordenadores e aos seus colaboradores pela transparência e comprometimento durante o processo seletivo”, destaca Regiane Costa, coordenadora de Pesquisa e Extensão do campus.

Conheça abaixo os projetos de Pesquisa:

Atualizações de questões de raça/etnia africana no município de Maricá: diálogos do instituto federal com a comunidade local.

Coord.: Aline da Silva A. de Carvalho.

Bolsistas: Mateus Quintanilha dos Santos;

Ana Julia dos Santos Fonseca.

Novas propostas de ensino de matemática a partir de materiais concretos.

Coord.: Everton Firmino de Moraes.

Bolsistas:Silvia Miguêz de Siqueira Braga;

Débora dos Santos A. de Lima.

Concepções de Ciências em desenhos animados.

Coord.: Franklin dos Santos Medrado .

Bolsistas: Jennyfer de Souza Sathler;

Ricardo de Freitas Carletti.

Diagnóstico inicial sobre as práticas docentes em geografia nas redes do município de Maricá.

Coord.: Mendel César Oliveira Aleluia.

Bolsista: Luiz Antônio Alvez de Souza Júnior.

Manifestações da cultura corporal no município de Maricá: corpo, memórias e o saber da experiência.

Coord.: Regiane de Souza Costa.

Bolsista: Tamiris Moura Costa.

A questão indígena em Maricá: historicidade e territorialidade das aldeias TEKOA KA'AGUY HOVY PORÃ E ARA OWY RE.

Coord.: Tassia Gabriele B. de Figueiredo e Cordeiro.

Bolsistas: Nayara Rany Ferreira Rangel;

Lucas Henrique Ferreira Freitas.

Ensinar e aprender inglês na era dos dispositivos móveis: investigando o uso de aplicativos educacionais dentro e fora da escola.

Coord.: Thamiris Oliveira de Araujo.

Bolsistas: Tassio Oliveira Marques;

Matheus Silva de Oliveira .

Campus Sustentável.

Coord.: Francesco Lugli.

Bolsistas: Guilherme Trajano de Souza;

Marina Soares Gonçalves .

IFF nas redes sociais:http://portal.iff.edu.br/redessociais

(Publicada em: 27/04/15)