CAMPUS MARICÁ

Notícias

Sepec

Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura reúne 300 participantes

por Comunicação Social da Reitoria publicado 27/10/2017 16h01, última modificação 30/10/2017 14h56
Evento realizado pelo Campus Avançado Maricá reuniu servidores, estudantes e comunidade do municípios para diversos debates.
Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura reúne 300 participantes

 O Campus Avançado Maricá realizou a 2ª edição da Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (II Sepec), organizada pela Coordenação de Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação, em parceria com um Grupo de Trabalho composto por servidores e estudantes, entre os dias 18 e 21 de outubro de 2017. O evento ainda teve a colaboração de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Maricá, enquanto mediadores de oficina e minicursos, bem como de participantes ouvintes.

 A abertura oficial do evento, no Cinema Municipal Henfil, contou com a participação do coral do IFFluminense – Coro IFF –, regido pelo professor Hélio Júnior e composto por 65 cantores, entre servidores e estudantes dos campi do Instituto. O regente, que fez sua primeira apresentação a frente do coro, ressalta que “entre muitos fatos importantes, destaco que fomos recebidos com o calor dos abraços, acolhidos por uma equipe comprometida e batalhadora, sobretudo a plateia, que se mostrou contagiante e somou com o Coro IFF para esta tarde memorável”.

 Ainda no primeiro dia, os coordenadores dos programas Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), Núcleo de Gênero (NuGen) e Centro de Memória (CM) apresentaram suas propostas formativas e interventivas para o ano de 2017, dialogando com as experiências construídas durante a primeira vigência, em 2016.

 Na sequência, o público presente formado pela comunidade acadêmica, gestores e representantes da Prefeitura Municipal de Maricá e da sociedade civil maricaense foram convidados a refletir sobre o tema “O que pode a Escola Pública em tempos de resistências e contradições?”, por meio da conferência ministrada pela professora do IFRJ, Campus Nilópolis, Angela Maria da Costa e Silva Coutinho, sob mediação da diretora-geral do Campus Maricá, professora Regiane Costa.

 Problematizando a escola pública e a sua potencialidade para a formação humana, a II Sepec contou com cursos e oficinas, sistematizando-os em áreas temáticas diversificadas, integrando, assim, mais de 20 atividades e quase 300 participantes.

 “A aderência da comunidade foi incrível e todos entenderam a razão destas trocas tão ricas, com especialistas em muitas áreas. O resultado foi uma II Sepec mais madura e empolgante, com a integração da Rede Federal com o Município no qual estamos territorializados”, avalia o coordenador de Pesquisa, Extensão, Cultura e Inovação, André Felipe Figueira Coelho, em relação ao alcance acadêmico da Semana.

 Para a aluna, Eloise Deniau, do 3º ano, o evento proporcionou um grande aprendizado e novas experiências. “As interações obtidas nas oficinas incentivaram minha criatividade e entusiasmo para aprender atividades que não havia realizado anteriormente”, relata.

 De acordo com os organizadores, a II Sepec, defendendo a escola pública que contemple o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Cultura, conjugadas às suas facetas integradoras, imprimiu a sua marca naquilo que se propôs a fazer: compartilhar conhecimentos e vivências, aprendendo e ensinando.

 Regiane destaca que, dentre os objetivos da Semana, “ecoar os questionamentos que nos tocam diante de tempos político-educacionais que exigem o repensar dos nossos princípios e perspectivas, talvez, tenha sido a principal força deste evento. Quando interrogamos, reconhecemos aquilo que temos e aquilo que, com olhar cuidadoso e sensível e postura militante, construímos; quando interrogamos, redesenhamos os nossos planos e o nosso querer; quando interrogamos, resistimos; e se interrogamos juntos, com as limitações, os desafios e as diferenças, fortalecemos o projeto de escola pública que ousamos defender”.