POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Criatividade e inovação marcam Torneio de Robótica

por Comunicação Social da Reitoria publicado 21/08/2017 17h42, última modificação 28/08/2017 12h04
Nove equipes formadas por estudantes do IFF participam da competição em duas categorias diferentes: lego e livre.
Criatividade e inovação marcam Torneio de Robótica

Equipes participantes e organização reunidos ao final do torneio.

Depois de muito treinamento, estudantes dos campi Bom Jesus do Itabapoana, Macaé, Campos Centro e São João da Barra entraram em quadra nessa sexta-feira, 18 de agosto de 2017, mas não para jogar uma partida de esporte, e sim para disputar o Torneio de Robótica, uma das programações do IV Seminário de Inovação Tecnológica do Instituto Federal Fluminense (Inova IFF), realizado de 14 a 18 de agosto, no Campus Campos Guarus em uma realização do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes.

Suspiros, nervosismo, alívio, decepções e comemoração fizeram parte de cada round disputado e, de acordo também, com o comportamento de cada robô. Sim! É ele quem comanda as emoções do momento. Executando com perfeição ou não aquilo que foi programado para fazer.

A estudante Laryssa Pessanha veio assistir e prestigiar alguns amigos competidores. Não veio sozinha: trouxe as duas sobrinhas. “Acho desafiador, além de estimular o interesse pela tecnologia”, comenta.

O Torneio de Robótica teve a participação de nove equipes de estudantes do IFF, sendo cinco da categoria lego e quatro da categoria livre. O objetivo do evento foi incentivar os participantes a projetar e programar um robô para executar cinco missões, sendo ele autônomo, ou seja, previamente programado para realizar as tarefas sem controle remoto ou qualquer outro dispositivo.

Depois de horas, dias de dedicação, a expectativa era de que o robô realizasse tudo com perfeição, mas na prática, nem sempre sai do jeito esperado, às vezes, sai até melhor! Estratégia e concentração são palavras-chave para contornar eventuais problemas ou superar um difícil adversário. No final, tudo é vitória, pelos desafios superados e pela aprendizagem.

A competição durou a tarde inteira até que fosse possível conhecer as equipes vencedoras de cada categoria (e o robô, claro!). Na categoria lego venceu a equipe do Campus Bom Jesus, que apresentou uma execução quase perfeita. Perdeu apenas 25 pontos em toda a competição.

O professor de informática Luiz Carlos Garcez conta que a equipe treinou durante 15 dias. “Gostei de ver o esforço, o trabalho em equipe e as competências de cada um”, destaca. Ele trouxe, além dos cinco alunos integrantes, uma torcida para apoiar os competidores. “Foi muito bom, aqui eles aprendem coisas que a gente não ensina na sala de aula”. O aluno Tulio Marcos diz que foi uma experiência divertida. “Foi muito bom e totalmente novo. Treinamos durante as férias, mas valeu a pena! Eu esperava apenas me divertir e foi a melhor sensação do mundo”, ressalta com o troféu na mão.

Na categoria livre, quem garantiu o primeiro lugar foi a equipe Goytaborgs Top Team, dos alunos do Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Campos Centro. “Foi ótimo, apesar do pouco tempo que tivemos para fabricar o robô e fazer todos os testes. Foi um desafio, mas também um incentivo a mais para o nosso curso”, ressalta a aluna Jheneffer Marvila.

Para o organizador do Torneio, professor Maurício Ferrarez, o objetivo foi cumprido. “Avalio como super positivo o evento. As equipes gostaram, eles puderam desenvolver sua criatividade aliada à tecnologia e com isso tiveram um aprendizado extra-classe que é muito rico”, avalia.

Veja abaixo como ficou a classificação:

• Categoria Livre:

1º – Goytaborgs