POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Estudantes aprendem a utilizar impressora em 3D

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/05/2016 16h09, última modificação 24/05/2016 12h06
Minicurso foi ministrado durante o 2° Simpósio de Telecomunicações (Conecte-se), no dia 18 de maio de 2016, no campus Campos Centro.
Estudantes aprendem a utilizar impressora em 3D

Participantes puderam modelar uma peça em 3 dimensões.

O minicurso "Introdução à impressão em 3D" contou com a participação de 10 estudantes do IFFluminense e de outras instituições de ensino e foi ministrado pelo professor Rodrigo Martins Fernandes e pelo bolsista Marcos José Rangel Gonçalves Júnior, aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação.

“Utilizando uma impressora adquirida pelo Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, o minicurso abordou o histórico da impressão 3D, os tipos de tecnologias disponíveis no mercado, as suas aplicações, os custos envolvidos e os softwares e hardwares mais utilizados”, esclarece Rodrigo. De acordo com ele, também foi realizada uma demonstração prática quando todos os participantes puderam modelar uma peça em três dimensões, utilizando um software livre, que depois foi materializada na impressora.

Segundo o bolsista, Marcos, a impressão 3D tem sido utilizada desde o desenvolvimento de produtos até a produção de peças para aviação. “É uma tecnologia nova que está ganhando muito mercado. Os participantes do curso se mostraram muito interessados, foi uma novidade para eles”, diz.

Um dos presentes foi o estudante do curso de Telecomunicações Matheus Lopes Ribeiro, com deficiência visual. “Ele pôde, literalmente, sentir a impressora e entender o seu princípio de funcionamento por meio do tato. No final, experimentou um ´óculos mito´ feito na impressora 3D”, destaca Rodrigo. “Foi um desafio bacana porque com a tecnologia ele pôde sentir os relevos da peça”, acrescenta Marcos.

O minicurso faz parte do Plano de Formação de Recursos Humanos do Polo de Inovação (PICG), que tem por objetivo capacitar pessoas para atuar em projetos de pesquisa e inovação nas empresas do setor industrial.

O 2º Conecte-se foi realizado no período de 17 a 19 de maio de 2016, com organização das coordenações dos Cursos Técnico e Superior de Telecomunicações do campus Campos Centro do IFFluminense.

Comunicação Social da Reitoria