POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Inovação em debate

III Inova IFF acontece no Polo de Inovação do IFFluminense

por Comunicação Social da Reitoria publicado 25/08/2016 17h01, última modificação 25/08/2016 17h03
O evento foi iniciado no dia 24 de agosto de 2016 e contou com palestras e mesa-redonda. O torneio de robótica reuniu grande público e apresentou equipes de diversos campi do IFFluminense.
Imagem 1

Grande público acompanhou a programação do primeiro dia.

O III Seminário de Inovação Tecnológica do IFFluminense (Inova IFF) foi iniciado na manhã desta quarta-feira, 24 de agosto, no Polo de Inovação. O evento, que discute, em sua terceira edição, a temática "Integração e Inteligência para a Sustentabilidade ", recebe alunos, professores, gestores e comunidade externa para participar de palestras e assistir a torneios.

A primeira mesa-redonda do evento recebeu representantes do IFFluminense, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e abordou a propriedade intelectual e a inovação. A discussão, segundo o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Vicente de Paulo Santos de Oliveira, foi muito proveitosa, pois “ratificou a parceria do IFF com o Sebrae e apontou para uma possível parceria com Inpi, o que pode ser uma boa oportunidade para disseminar a cultura da propriedade Intelectual”.

À tarde, o Torneio IFF de Robótica animou ainda mais o evento, reunindo muitos estudantes de diversos campi do Instituto, assim como várias equipes de robótica também. As equipes Misanque, do Campus Macaé; Time Gambá, do Campus Quissamã; Fear the Freed, do Campus Campos Centro; e Relâmpago Marquinhos, do Campus São João da Barra, competiram, em seis rounds, pelo troféu. O Time Gambá foi a equipe vencedora.

Participando pela primeira vez de um torneio de robótica, Jasmyne Mussa, de 16 anos, fez parte da equipe Fear the Freed e conquistou, com seus parceiros, o  terceiro lugar da competição. A estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica comenta que a experiência foi satisfatória.

"Treinamos por um mês aqui, no Polo de Inovação, em uma ou duas noites por semana, com o professor Maurício, o que acho que foi pouco, mas a experiência foi bastante válida, pois adquirimos experiência em ainda vamos participar, como bolsistas, de treinamentos e de estudos no clube de robótica", comenta Jasmyne.

O evento será encerrado no dia 25 de agosto de 2016. Veja a programação completa em https://iii-inova.iff.edu.br/.

Comunicação Social da Reitoria