POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Impressão 3D em debate no último PetroIFF

por Comunicação Social do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes com Reitoria publicado 21/07/2016 15h32, última modificação 21/07/2016 15h36
O Encontro de Petróleo e Gás do IFFluminense (PetroIFF) ocorreu no dia 07 de julho de 2016, no campus Cabo Frio, e contou com minicurso sobre Impressão 3D, entre outros eventos.
1.jpg

O Encontro de Petróleo e Gás do IFFluminense (PetroIFF) ocorreu no dia 07 de julho de 2016, no campus Cabo Frio. Entre os eventos da programação, o minicurso sobre Impressão 3D, promovido pelo  Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG) do IFFluminense - Embrapii, foi ministrado pelo professor Rodrigo Martins Fernandes e o aluno bolsista Marcos José Rangel Golçalves Junior e reuniu diversos estudantes. A iniciativa faz parte do plano de formação de recursos humanos do PICG, no âmbito do credenciamento Embrapii.

O minicurso foi dividido entre teoria e prática, e os alunos puderam conhecer um pouco do histórico e os diferentes tipos de tecnologias de impressão 3D. Eles tiveram, ainda, a oportunidade de modelar uma peça em 3 dimensões utilizando um software gratuito de modelagem 3D e, no final, por meio de um sorteio, uma das peças modeladas foi produzida na impressora.

O professor Rodrigo Martins comentou que o minucurso trouxe, para a realidade do aluno, as possibilidades que a tecnologia 3D traz para a sua área de formação. "Nós apresentamos essa nova realidade do mercado profissional, que vem a cada dia mais utilizando os recursos da modelagem e impressão 3D nos processos de criação e desenvolvimento de protótipos e, até mesmo, na manufatura de novos produtos ou partes de sistemas maiores", afirma.

Comunicação Social do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes com Reitoria