POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

carcinicultura

Polo de Inovação assina seu sexto contrato

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/06/2017 17h28, última modificação 21/06/2017 14h34
Parceria foi celebrada com a empresa industrial Fazenda de Aquicultura e Camarões.
Polo de Inovação assina seu sexto contrato

Reunião aconteceu na sede do Polo de Inovação.

 O Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG) celebrou o seu 6º contrato no dia 05 de junho de 2017, em sua sede, em Campos-RJ. Desta vez, a parceria é com a empresa industrial Fazenda de Aquicultura e Camarões Six Shrimps LTDA-ME, também do município de Campos.

 A parceria é para o desenvolvimento de protótipo de carcinicultura de precisão, cujo objetivo é desenvolver um sistema de sensores em rede, além de aplicativo, que permitirá o monitoramento e controle das condições físico-químicas da água dos tanques de criação de camarão, de maneira a, simultaneamente, reduzir o risco da ocorrência de infecções na criação, melhorar o ciclo produtivo e principalmente otimizar o uso desta água. A previsão de execução do projeto é de 12 meses.

 De acordo com Rodrigo Martins Fernandes, diretor de Gestão de Projetos do PICG, a parceria é importante porque acontece em um momento difícil para a indústria deste setor que vem sofrendo perdas com infestações. Segundo ele, as infestações “têm se tornado comuns na criação extensiva, que também faz um uso não otimizado dos recursos naturais, em especial da água. Assim, este projeto colabora simultaneamente para a sustentabilidade ambiental e econômica da criação de camarões em cativeiro, reduzindo também a atividade extrativa. Finalmente, ao trabalhar com uma empresa de pequeno porte da região, (o PICG) estimula a economia local, colaborando para o fortalecimento de alternativas produtivas em tempos de retração econômica”, destaca.

 Estiveram presentes durante a assinatura, pelo IFF: o reitor, Jefferson Manhães de Azevedo; Rogério Atem de Carvalho, diretor-geral do Polo de Inovação; Simone Vasconcelos Silva, diretora de Gestão de Projetos do Polo; Vicente de Paulo Santos de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação; Henrique da Hora, diretor de Internacionalização; Neilton Ribeiro da Silva, superintendente geral da Fundação Pró-IFF e Angelica Barros Barreto Mendes, gerente administrativa da Fundação. Pela empresa: Décio Freire do Rosário Junior, representante da empresa/sócio-diretor; e Renato Douglas Cabral de Carvalho, representante da empresa/sócio.