POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

Embrapii

Polo de Inovação Campos dos Goytacazes - Embrapii assina seu 5º contrato

por Comunicação Social do PICG com Reitoria publicado 21/02/2017 23h30, última modificação 23/02/2017 09h05
O projeto "Protótipo de Dispositivo Aplicado em Logística Reversa" foi assinado pelo Grupo Barcelos, de Campos dos Goytacazes, no valor de R$810.000,00, com prazo de execução de 18 meses.
POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES ASSINA SEU 5º CONTRATO

Empresário e gestores durante a assinatura do contrato

 O Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG) assinou seu quinto contrato nessa segunda-feira, 20 de fevereiro, com o Grupo Barcelos. Com  valor estimado em R$810.000,00 e previsão de execução de 18 meses, o projeto prevê o desenvolvimento de protótipo de Sistema Automatizado (monitoramento, instrumentação e controle) de Coleta de Embalagens (resíduos), para atendimento às demandas de logística reversa do cliente e sua cadeia de fornecedores. 

 O contrato foi assinado pelo reitor do IFFluminense, Jefferson Azevedo,  o diretor-geral do PICG, Rogério Atem e pelo empresário Joilson Barcelos, sócio-proprietário do Grupo Barcelos, que estava acompanhado pelo Biólogo do departamento de Gestão Ambiental da empresa, Gilmar Pereira Júnior. A assinatura também foi acompanhada pelo pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF, Vicente Oliveira, a diretora de Pós-Graduação do IFF, Simone Vasconcelos,  o diretor de Gestão de projetos do PICG, Rodrigo Martins, o superintendente geral da Fundação Pró-IFF, Neilton Ribeiro da Silva, entre outros dirigentes da instituição. 

De acordo com o diretor de Gestão de Projetos do PICG, Rodrigo Martins,  o projeto pretende reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte de embalagens diretamente  no meio ambiente, como lixões e aterros. "Ao mesmo tempo, cria uma possibilidade para o empresário de transformar um problema, que atualmente lhe gera um custo, numa solução que pode ser encarada como um novo negócio", explicou Rodrigo.

O Grupo Barcelos atua desde 1985 no ramo alimentício em Campos dos Goytacazes e a preocupação em estar alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)  e às necessidades do atendimento à logística reversa por parte das indústrias motivaram os proprietários em buscar a parceria. "Acreditar na nossa história, no nosso passado, faz com que as pessoas confiem no nosso futuro e eu tenho certeza que esta parceria trará excelentes resultados", disse Joilson.

Com a assinatura do quinto projeto em pouco mais de um ano de funcionamento, o PICG se aproxima da meta estipulada  para sua consolidação em três anos, que seria de sete assinaturas. "Não poderíamos estar mais satisfeitos com os excelentes resultados que o PICG vem trazendo, um mérito de toda a equipe de gestores e pesquisadores que acreditaram e acreditam nessa consolidação", disse o reitor.