POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Projeto modelo

Polo de Inovação do IFF recebe visita de gestores do IFSULDEMINAS

por Comunicação Social da Reitoria publicado 14/08/2019 10h30, última modificação 15/08/2019 10h17
Entre os objetivos do grupo visitante estava conhecer o trabalho desenvolvido pelo IFF e também tratar de possíveis parcerias entre as instituições.
Polo de Inovação do IFF recebe visita de gestores do IFSULDEMINAS

Integrantes do IFF apresentaram projetos desenvolvidos no Polo de Inovação aos gestores do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.

O Polo de Inovação em Tecnologia de Produção Mais Limpa do Instituto Federal Fluminense (IFF), localizado em Campos dos Goytacazes, recebeu equipe do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), credenciado como Polo de Inovação no setor de agroindústria do café. A visita ocorreu na segunda e terça-feira desta semana, respectivamente 12 e 13 de agosto.

O objetivo do grupo visitante foi verificar a gestão de inovação com eficiência, o modelo de processos de negócios, os projetos voltados para sustentabilidade, conhecer protótipos e produtos advindos de pesquisas e também tratar de possíveis parcerias entre as instituições.

Pelo IFFluminense participaram o diretor do Polo de Inovação, Rogério Atem de Carvalho; a diretora de Projetos, Juliana de Souza Monteiro; e o pesquisador, professor e membro da Equipe de Prospecção do Polo de Inovação, William da Silva Vianna. Estiveram presentes os seguintes representantes do IFSULDEMINAS: a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Sindynara Ferreira; o diretor de Tecnologia da Informação, Gabriel Maduro; e o diretor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Carvalho.

Na ocasião foi possível conhecer os diversos projetos e cases de sucesso do polo, com fortes bases em automação, além da metodologia e experiência com gestão. “Também conhecemos as instalações, que são amplas e adequadas, com presença constante de alunos trabalhando ativamente nos projetos. O polo conta com processos mapeados, o que tem possibilitado seu aprimoramento contínuo”, destaca o diretor de Tecnologia da Informação do IFSULDEMINAS, Gabriel Maduro.

“Um dos pontos fortes dos Institutos Federais é justamente o fato de estarem organizados em rede, assim, a visita dos colegas de Minas Gerais é uma grande satisfação para nossa equipe, pois é mais um momento em que podemos trocar experiências e discutir como compartilhar recursos e conhecimentos. Esta visita foi especialmente importante, pois vislumbramos possíveis parcerias como um todo, já que o IFSULDEMINAS possui um Polo de Inovação em Agroindústria do Café”, comenta o diretor do Polo de Inovação do IFF, Rogério Atem de Carvalho.

“Não podemos deixar de mencionar que o Polo de Inovação em Tecnologia de Produção Mais Limpa do IFF é referência na rede, o que já desperta interesse quanto aos projetos que estão sendo desenvolvidos”, ressalta a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da instituição mineira, Sindynara Ferreira.