POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Inovação

Polo de Inovação do IFFluminense assina seu 10.º contrato Embrapii

por Comunicação Social do Polo de Inovação com Reitoria publicado 18/04/2018 13h06, última modificação 18/04/2018 13h06
Contrato, assinado com egresso do IFF, supera a meta do Polo de Inovação, que previa a execução de sete projetos.
Polo de Inovação do IFFluminense assina seu 10.º contrato Embrapii

Gestores do IFF e PICG com o egresso Thiago Rodrigues (camisa listrada) durante assinatura de novo contrato do Polo de Inovação

O Polo de Inovação Campos dos Goytacazes do IFFluminense assinou o seu décimo contrato, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Com a assinatura, o PICG supera a meta do seu Plano de Ação atual, que previa a execução de sete projetos.

O contrato para desenvolvimento de um protótipo de robô de inspeção de dutos visando à manutenção corretiva e preditiva de sistemas de escoamento de efluentes industriais e de saneamento foi assinado, no dia 13 de abril, no Polo de Inovação, com a empresa T. R. Faria Tecnologia em Sistemas Embarcados, que tem como sócio-proprietário Thiago Rodrigues Faria, egresso do Curso de Engenharia de Controle e Automação do IFF Campos Centro.

Participaram da assinatura do contrato o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense, Vicente de Oliveira, o diretor do Polo de Inovação, Rogério Atem de Carvalho, e o coordenador de Prospecção do PICG, Rodrigo Martins Fernandes.

Rodrigo ressalta que a assinatura do contrato traz uma satisfação especial à equipe por ser um projeto de uma empresa startup de um ex-aluno do IFF. “Formar um cidadão é um trabalho gratificante; vê-lo conseguir uma posição no mercado de trabalho na área de sua formação é ainda mais; agora, quando vemos um formando nosso empreender e empresariar na sua área de formação, sabendo tomar riscos medidos e investindo em inovação tecnológica, entendemos o poder de transformação da nossa sociedade de nossa instituição, bem como o tamanho da nossa responsabilidade”, pontua.

A diretora de Gestão de Projetos do PICG, Simone Vasconcelos, destaca que “o desenvolvimento do dispositivo para inspeção de dutos para manutenção de sistemas de escoamento de efluentes industriais, esgoto e águas pluviais, contribui para evitar danos ambientais e à saúde humana”.

O sócio-proprietário, Thiago Rodrigues, destacou a importância da parceria com o Polo de Inovação. "Como ex-aluno do IFFluminense é uma grande satisfação fechar essa parceria e poder desenvolver um projeto de inovação que disponibilizará ao mercado um produto de alto nível e com tecnologia nacional", afirma.

Para o diretor Rogério Atem a assinatura do 10.º contrato é um marco e supera as metas do Polo de Inovação. “O atual Plano de Ação previa que nós executássemos sete projetos. Se tudo correr bem, até o fim do ano, alcançaremos o número de 12 projetos”. Rogério acrescenta que “esse projeto tem um significado especial, por ser um projeto de uma empresa startup de alta tecnologia, por trabalhar com robótica, também por ser uma empresa de egressos do IFF e, por último, por ser, possivelmente, o primeiro projeto a usar recursos do Fundecam Inovador, em parceria com a Prefeitura de Campos dos Goytacazes”.