POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Notícias

Ações contra o Coronavírus

Polo de Inovação do IFFluminense no enfrentamento à Covid-19

por Comunicação Social do Polo de Inovação com Campus Campos Centro publicado 30/03/2020 12h44, última modificação 10/10/2023 13h00
Desafios exigem respostas rápidas e assertivas para dar suporte às estruturas do sistema de saúde e colaborar com a redução de danos impostos pelo Coronavírus.
Parque de Impressão 3D

O Diretor de Internacionalização e Inovação do IFFluminense, Henrique da Hora, acompanha os trabalhos.

 Desenvolver um Aerador-Filtro para hospitais e Módulo Remoto de aquisição e transmissão de dados de monitoramento de pacientes (ECG e Ventilação Mecânica), num prazo de 10 dias em colaboração com empresa e instituição parceiras. Essa é uma das ações em que o Polo de Inovação do IFFluminense está trabalhando. Nessa mesma linha de atendimento às necessidades hospitalares, foi concluído o projeto do aerador de corpos hídricos para que opere como um filtro de ar contra vírus e bactérias.

 O Polo já participa em apoio à Diretoria de Internacionalização e Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação (ProPei) do IFF na organização, operacionalização e manutenção do parque de impressoras 3D para fabricar protetores faciais para profissionais de saúde de hospitais públicos, em estreita colaboração com a  empresa Sprint3D, startup que surgiu no Polo e é incubada pela TEC Campos.

 "Estamos sete dias por semana no Parque de Impressões 3D para produzirmos protetores faciais, e junto, estamos enviando uma mensagem de apoio aos profissionais de saúde. Nosso trabalho não é só para produzir esse Equipamento de Proteção Individual, que será distribuído e doado em diversos municípios, mas sobretudo para levar esperança e solidariedade para nossa população", ressaltou Henrique da Hora, diretor de Internacionalização e Inovação da ProPEI e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFF .

 Para o diretor do Polo de Inovação do IFFluminense, Rogério Atem, “as palavras do momento são: iniciativa, rapidez e acuracidade técnica. Sem essas três coisas não é possível atender à emergência”.

Detalhe da impressão em 3D de componente do protetor facial para profissionais de saúde da rede pública.

Detalhe da impressão em 3D de componente do protetor facial para profissionais de saúde da rede pública.

 Força-tarefa - Grupos de trabalho foram formados para promover a Disseminação de Informações Técnicas e Legais acerca de projetos de desenvolvimento de produção de materiais e equipamentos hospitalares, em diferentes redes de parceiros, acadêmicos, governamentais e do setor produtivo. Em paralelo, há três projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em execução no Polo de Inovação, com as equipes trabalhando remotamente, e mais um projeto assinado, que deve se iniciar em junho.

 Uma das lideranças voluntárias desta ação coordenada, Thiago Pessanha, sócio da empresa Sprint 3D, reforça que “a importância desse trabalho é que juntando a parte pública e privada nós conseguimos criar essa força-tarefa para evitar a disseminação do vírus, visto que cada infectado afeta nas decisões dos governantes sobre como resolver essa questão”.

 Outro importante ator neste cenário de gestão de crise, o superintendente de Ciência Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, Romeu Silva e Neto, destaca que “as universidades têm sido parceiras da Prefeitura de Campos, ajudando a encontrar soluções para nossos problemas, por meio do Programa Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica Viva Ciência. Agora, o Polo de Inovação, bem como o IFFluminense como um todo, TEC Campos e suas incubadas aproximaram-se mais ainda do governo produzindo máscaras para proteção dos nossos profissionais de saúde. Estamos orgulhosos dessa parceria", afirma.

 - Importa destacar que todos os protocolos para a preservação da saúde dos colaboradores estão sendo seguidos e está suspenso o atendimento à comunidade externa. Porém, o Polo de Inovação segue colaborando ativamente com os setores público e econômico para viabilizar e articular estratégias e soluções para o enfrentamento à pandemia. Estamos integrados no esforço nacional de desenvolvimento rápido de produtos que atendam ao cenário de emergência - concluiu Rogério Atem.