POLO DE INOVAÇÃO CAMPOS DOS GOYTACAZES

Atuação em Rede

Polo de Inovação e IFMG discutem parceria

por Comunicação Social da Reitoria publicado 29/03/2016 17h14, última modificação 30/03/2016 19h12
Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG), do Instituto Federal Fluminense, recebeu a visita do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Neimar Duarte, no dia 28 de março de 2016.
Reunião dos Gestores

Visando avançar nos acordos e parcerias idealizados no primeiro encontro, em que o diretor do Polo de Inovação, Vicente Oliveira, e o diretor de Gestão de Projetos, Rodrigo Martins, estiveram no IFMG, Neimar Duarte esteve presente no polo, no dia 28 de março, em reunião com a equipe gestora local.

No encontro, foram apontadas diversas afinidades entre as duas instituições, tais como mestrado na área ambiental, projetos similares com empresas das regiões em que se localizam, trabalhos relacionados à gestão de resíduos, e desafios para manter a pesquisa científica. Além disso, trocaram experiências de gestão, sobre assuntos burocráticos internos e sobe a relação com a iniciativa privada.

Nesta etapa preliminar, as parcerias foram discutidas no âmbito da pós-graduação, com o fomento do polo a pesquisas desenvolvidas por mestrandos do  IFMG; da capacitação, com previsão de curso de Gerência de Projetos a ser ministrado pela consultora de Gestão de Projetos do Polo de Inovação, professora Simone Vasconcelos, em Minas Gerais; e da possível relação de ambos os institutos com setores da indústria alimentícia e de mapeamento por satélite.

Outro ponto abordado foi o intercâmbio de conhecimento entre professores e estudantes do IFFluminense e IFMG. “Queremos que os nossos alunos participem do programa de pesquisa da Embrapii, pois isso influencia muito na melhora dos cursos e aumenta a oportunidade de pesquisa, já que o polo conta com recursos financeiros especiais”, afirma Neimar.

O próximo passo no caminho da oficialização da parceria será a elaboração de um Memorando de Entendimento entre as instituições. Novos encontros também já começaram a ser planejados.

A coordenadora do Mestrado em Engenharia Ambiental, Maria Inês Paes, avalia de forma positiva a reunião. “Já vislumbramos diversas possibilidades de ações conjuntas do nosso programa de mestrado com o programa de lá”.

Rogério Atem, também consultor de Gestão de Projetos do Polo, destaca a importância da atuação em rede. “A reunião foi bastante produtiva, pois pudemos propor ações e trocar conhecimentos de gestão. Acordos como esse firmam a tradição da Educação Federal, de atuar em Rede”.

Vicente Oliveira, diretor do PICG, ressalta os novos horizontes que a ação pode possibilitar além de também afirmar o compromisso com a atuação em Rede. “A parceria traz uma grande oportunidade de, por meio do IFMG, estarmos em contato com o Polo Industrial de Belo Horizonte, um dos mais importantes do país. Além disso, é mais uma ação do polo que busca projeção nacional e trabalho conjunto entre as unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, finaliza.

Comunicação Social da Reitoria