CAMPUS QUISSAMÃ

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Quissamã > Cursos > Técnico Integrado ao Ensino Médio Proeja

Técnico Integrado ao Ensino Médio em Segurança do Trabalho na modalidade Proeja

por Bruno Freitas publicado 11/12/2015 13h28, última modificação 14/09/2017 13h56
Informações sobre o Curso Técnico Integrado na modalidade PROEJA em Segurança do Trabalho do campus Quissamã.

Topo Curso de Segurança do Trabalho

O Proeja pretende contribuir para a superação do quadro da educação brasileira explicitado pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios-; PNAD divulgados, em 2003, que 68 milhões de Jovens e Adultos trabalhadores brasileiros com 15 anos e mais não concluíram o ensino fundamental e, apenas, 6 milhões (8,8%) estão matriculados em EJA.  

 Tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, tais como, o da formação do profissional, da organização curricular integrada, da utilização de metodologias e mecanismos de assistência que favoreçam a permanência e a aprendizagem do estudante, da falta de infra-estrutura para oferta dos cursos dentre outros.

 O Profissional Técnico em Segurança do Trabalho atua na disseminação dos conceitos prevencionistas entre o empregador e empregados, destacando-se como agente educador, no sentido de promover atitudes conscientes para o trabalho seguro. Para tanto, os profissionais dessa área analisam as condições de trabalho, planejam e elaboram normas e instruções de trabalho, reforçam comportamentos seguros, realizam auditorias e implementam ações corretivas que acabem ou minimizem os riscos dos locais de trabalho. 

Com isso, o funcionamento efetivo da Segurança e Saúde no Trabalho nas organizações pode trazer o benefício da redução das perdas humanas, ao patrimônio, ao meio ambiente e ao processo, evitando consequências danosas ao mundo do trabalho.

Duração: 3 anos

Regime: Semestral

Turno: Noturno

Requisito: Ter concluído o Ensino Médio e possuir no mínimo 18 anos na data da conclusão do curso.