CAMPUS QUISSAMÃ

Visita Técnica

Alunos de Segurança do Trabalho do Campus Quissamã visitam usina de produção de aço

por Campus Quissamã com Comunicação Social da Reitoria publicado 09/05/2019 16h28, última modificação 10/05/2019 10h52
Acompanhados pelos professores, alunos foram à ArcelorMittal em Vitória-ES.
Alunos de Segurança do Trabalho participam de visita técnica

Além de conhecer as etapas de produção, os alunos fizeram uma visita guiada por toda a planta da empresa

Na última quarta-feira, dia 08 de maio, os alunos do Curso de Técnico em Segurança do Trabalho do Campus Quissamã realizaram uma visita técnica a ArcelorMittal Tubarão, em Vitória-ES. A empresa, formada em 2006, é uma multinacional e a maior produtora de aço no mundo. A visita foi acompanhada pelos professores Luciano Machado e Luciano Saad.

A unidade visitada, uma usina de produção de aço integrada, possui cerca de nove mil empregados. Nesse local se realizam todas as etapas do processo: desde a produção de coque, sínter e gusa, até a fabricação do aço líquido, lingotamento em placas e laminação, que resultam em aços planos direcionados a indústrias de diversos setores, como automobilístico, eletrodomésticos, naval, tubos, construção civil e implementos agrícolas.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os projetos ambientais desenvolvidos pela empresa no Cinturão Verde, existente no entorno da usina. Em uma palestra ministrada por um dos engenheiros de segurança do trabalho, foi mostrado que a Gestão de Segurança da empresa é voltada para a prevenção e tem como base a cultura organizacional que busca eficiência, com disciplina, gestão do conhecimento e respeito aos padrões. A empresa possui a certificação OHSAS 18001, em sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional, além das ISO 9001 e 14001. No final da visita foi realizado um passeio guiado por toda a planta da unidade, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da operação, encerrando o dia de aprendizados.

O professor do Curso de Segurança do Trabalho, Luciano Machado, ressaltou a importância desse tipo de atividade: “As visitas técnicas são essenciais para o aprendizado dos nossos estudantes, no Curso Técnico de Segurança do Trabalho procuramos sempre fazer contato com empresas que empregam esses profissionais, pois assim o aluno tem oportunidade de ver a atividade do profissional na prática”.