CAMPUS QUISSAMÃ

Campus Quissamã promove aula inaugural para adolescentes e idosos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 02/06/2017 14h17, última modificação 05/06/2017 09h17
Uma parceria entre a Prefeitura de Quissamã e o Instituto Federal Fluminense permite que jovens e idosos participem de atividades no campus.
Campus Quissamã promove aula inaugural para adolescentes e idosos

O evento contou com a participação de representantes da prefeitura e do IFF.

O Campus Quissamã promoveu, no dia 29 de maio, no auditório da instituição, o evento de abertura da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) e do projeto social para adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os projetos, que serão realizados em parceria com a prefeitura, visam a integração de jovens e idosos ao cotidiano do IFFluminense.

A aula inaugural contou com a presença da prefeita do município, Fátima Pacheco, do secretário de Educação, Robson Serra, do subsecretário, Ailson Belarmino, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Matoso, dos vereadores, José Borba e Xande, da secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, além de representantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Programa de Atendimento ao Idoso (PAI). A mesa também foi composta pela diretora-geral do campus Quissamã, Aline Estaneck, pelo diretor de Pesquisa e Extensão e Apoio ao Estudante, Manoel Caetano e pelo doutor em Ciências Sociais, Carlos Luz.

De acordo com a diretora Aline, a ideia de adesão ao projeto Unati veio à tona a partir da sugestão de Fernando Ferrara, diretor de Políticas Institucionais do IFFluminense, durante uma conversa com a prefeita de Quissamã em uma visita ao campus. “Gostamos muito da ideia e, a partir daí, chamei a coordenadora Acadêmica, Jane Fernandes, que também abraçou o projeto e pôs-se a organizar tudo”, ressalta.

Durante o evento houve uma apresentação de dança com a composição coreográfica feita por duas estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, Mariane Real e Daniele Louzeiro. A música escolhida foi “Sonhos roubados”, de Maria Gadú, que fala sobre a desigualdade social que acontece no nosso país e dos milhares de jovens que têm os sonhos roubados todos os dias, por não terem uma educação de qualidade e infraestrutura.

A Unati é um projeto de extensão que propõe atividades semanais para grupos de idosos, como palestras das mais diversas áreas, passeios, oficinas, minicursos de inteligência emocional, espanhol, artes, informática, etc. A atual gestão municipal retomou o PAI e por meio de cadastro um grupo de 90 idosos foi encaminhado para o instituto.

Já o projeto social para adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos procurou o IFF para uma conversa sobre a possibilidade de acolhimento de um grupo de 40 adolescentes, entre 15 e 17 anos, que são beneficiários de um auxílio pago pela prefeitura, para que eles pudessem conviver com os setores administrativos do campus e para que lhes fossem ofertadas palestras e minicursos. A rotina da instituição contará com esses novos integrantes durante o desenvolvimento dessa iniciativa.