CAMPUS QUISSAMÃ

Eleições 2016

Campus Quissamã sedia debate entre os candidatos à prefeitura do município

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/09/2016 16h29, última modificação 22/09/2016 15h18
O debate político será realizado na próxima terça-feira e está sendo organizado pelo IFFluminense Campus Quissamã e o Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC).
Campus Quissamã sedia debate entre os candidatos à prefeitura do município

Comissão organizadora reuniu-se durante quatro semanas.

O Instituto Federal Fluminense Campus Quissamã vai sediar o debate político eleitoral entre os candidatos à prefeitura do município, no dia 20 de setembro de 2016, no auditório do campus, com início às 18h30min e término previsto para as 21h.

Foram convidados os candidatos Armando Cunha Carneiro da Silva (PSB), Djamim Ferreira de Souza (PRTB), Maria de Fátima Pacheco (PTN) e Nilton Pinto (PSDB).

Poderão participar do debate 80 membros da comunidade, designados pelas coligações dos quatro candidatos, sendo 20 para cada um; 24 assessores, sendo seis por candidato; 60 alunos e servidores do IFFluminense, previamente inscritos para sorteio; 30 membros do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos; e seis vagas para jornalistas. O auditório tem capacidade para 200 pessoas.

Na área externa do campus, haverá um telão para exibição do debate para convidados: 80 das coligações, sendo 20 de cada uma; 130 do campus e 150 do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos. O debate também será transmitido ao vivo pela Rádio Quissamã FM (87,9), e a filmagem será disponibilizada posteriormente no canal do NEA-BC no Youtube.

O evento é uma parceria do campus, com iniciativa do Grêmio Estudantil, e o Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos, um projeto cuja realização é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama. Ao longo de quatro semanas, a comissão organizadora, constituída por docentes, técnico-administrativos e estudantes, reuniu-se com os representantes de cada candidato para a construção da metodologia e regras do debate.

Para a diretora do IFFluminense Quissamã, Aline Estaneck, a discussão das propostas é extremamente necessária para despertar a consciência política dos estudantes. “O Instituto Federal possui uma proposta de formação cidadã, que vai além de conteúdo, então é fundamental que oportunidades como esta sejam oferecidas aos nossos alunos. Além disso, é necessária uma interação do instituto com a esfera municipal, de maneira que o campus não fique isolado da comunidade na qual está inserido”, ressaltou Aline acrescentando ainda que “gostaria de agradecer por todo o trabalho da equipe do NEA-BC, que não mediu esforços no levantamento bibliográfico que embasou legalmente as regras do debate”.

O debate será realizado em quatro blocos, conforme a seguir:

1º Bloco (13 minutos) – Debate entre os candidatos:

Com temas livres, os candidatos farão perguntas entre si, sendo que cada candidato fará somente uma pergunta, e todos terão que ser questionados pelo menos uma vez. O mediador sorteará, no momento do debate, o candidato que fará a pergunta e, em seguida, o que responderá.

2º Bloco (32 minutos) – Debate com o plenário:

Com temas livres, os candidatos responderão a perguntas do plenário, que serão sorteadas. O participante fará a pergunta, e os quatro candidatos responderão a ela. Serão quatro perguntas dos participantes e quatro respostas de cada candidato.

3º Bloco (10 minutos) – Debate com perguntas formuladas pela Comissão Organizadora:

As perguntas foram elaboradas por uma comissão indicada pelas duas instituições organizadoras do debate: Instituto Federal Fluminense e Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos. Será feita uma pergunta para cada candidato. A pergunta será determinada por sorteio pelo mediador, sendo sorteado primeiro o candidato que irá responder e, depois, o que irá comentar.

4º Bloco (12 minutos) – Leitura de cartas de conselhos e considerações finais dos candidatos:

Neste bloco, os membros dos conselhos municipais de juventude e de urbanismo irão ler cartas que foram elaboradas com propostas dos conselhos para que os candidatos as avaliem em seus respectivos planos de governo.

Acesse AQUI as regras na íntegra.

Comunicação Social da Reitoria