CAMPUS QUISSAMÃ

Cia Teatral apresenta adaptação do “Auto da Compadecida”

por Campus Quissamã com Comunicação Social da Reitoria publicado 01/11/2017 16h17, última modificação 06/11/2017 15h11
Grupo do Campus Quissamã tem se apresentado em vários lugares. Peça teatral surgiu a partir de intervenções de Língua Portuguesa em sala de aula.
Cia Teatral apresenta adaptação do “Auto da Compadecida”

Uma das apresentações do grupo foi durante a IX Mostra de Extensão.

A Cia. Teatral do IFF Campus Quissamã foi uma das apresentações culturais que marcaram a IX Mostra de Extensão IFF – Uenf – UFF e UFRRJ, evento realizado de 24 a 28 de outubro, no Centro de Convenções da Uenf, em Campos dos Goytacazes-RJ.

O grupo traz uma adaptação do clássico da dramaturgia brasileira, o "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna. De acordo com o diretor da peça, o servidor do campus, Erwin Wagner Filho, “o trabalho nasceu das intervenções de língua portuguesa do professor Alfeu Garcia, no ano de 2016, e, como grupo, foi levado à frente pelos alunos. Com toda uma nova roupagem e atenção às novas linguagens do mundo atual, o espetáculo ainda se mantém fiel à famosa obra de Ariano Suassuna, inesgotável em sua pertinência aos momentos atuais”, explica.

A equipe - formada por 13 estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Eletromecânica e Informática no elenco, além de dois estudantes no apoio e produção - trabalha com processos de criação coletiva e contínua, com ênfase no protagonismo estudantil.

A peça tem duração de aproximadamente 35 minutos, o que pode variar, conforme explica Erwin, já que há improvisações “previstas” no espetáculo. “Como o processo de criação e montagem foi feito a partir de jogos teatrais e improvisação, o tempo pode oscilar um pouco pois os estudantes improvisam e jogam com a plateia de acordo com cada lugar onde apresentamos”, conta.

O grupo já se apresentou nos campi Itaperuna e Santo Antônio de Pádua e já tem previsão de apresentações no IFF e na Prefeitura de Quissamã ainda neste ano em datas a serem confirmadas.

Para o estudante do 3º ano do Curso Técnico Integrado de Informática, Alberto Siqueira, a experiência tem sido positiva. “Algo que seria apenas um trabalho de língua portuguesa se transformou em uma grandiosa apresentação. Eu e todo elenco ficamos muito felizes com a repercussão da adaptação da peça. A arte é um elemento essencial na formação acadêmica de um estudante, além de aliviar a tensão, ajuda muito em algumas metas do cotidiano e proporciona experiências incríveis. O Auto me ajudou demais! E sobre o teatro: hoje já não vivo sem", ressalta o ator, que faz o papel de Chicó.

Para assistir a uma das apresentações, acesse o endereço https://www.youtube.com/watch?v=tLrCxdc0928.